Das seis milhões de máscaras produzidas em presídios e penitenciárias, 500 mil chegaram à população de 12 municípios por meio de ações do Minas Consciente, do Governo de Minas
Postado em: 16/07/2021
Alertar a população sobre a necessidade do contínuo uso de máscaras de proteção. Esse é o objetivo da Campanha de Conscientização e Distribuição de Máscaras do Plano Minas Consciente, do Governo de Minas, no enfrentamento à covid-19. Quinhentas mil máscaras produzidas por detentos de unidades prisionais do Estado foram distribuídas, até o momento, para a população em 12 municípios. A distribuição aconteceu nos meses de maio e junho e a previsão é que mais meio milhão de itens sejam distribuídos nos próximos meses em outras cidades.
Desde abril do último ano, detentos de unidades prisionais das mais variadas regiões de Minas Gerais estão produzindo máscaras de proteção individual. Galpões se tornaram verdadeiras fábricas repletas de linhas, tecidos e máquinas espalhadas por toda parte. Atualmente, a produção acumulada soma quase seis milhões de unidades fabricadas. Muitas empresas e instituições públicas se tornaram parceiras e vêm doando os insumos para que a confecção seja realizada. Os itens são distribuídos prioritariamente para as forças de segurança, que seguem com seu trabalho de forma ininterrupta, e também a hospitais, asilos e servidores municipais onde as prefeituras possuem parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Das seis milhões de máscaras produzidas em presídios e penitenciárias, meio milhão chegou à população por meio de uma das ações do Plano Minas Consciente. Para o diretor de Trabalho e Produção do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Paulo Duarte, poder participar da campanha com o Governo de Minas, a Fundação João Pinheiro e demais instituições tem despertado em todos o sentimento de cooperação, responsabilidade social e, para os internos, uma reintegração social.
“É muito valoroso para nós, como servidores públicos e policiais penais, vermos que podemos fazer a diferença além dos muros das unidades. Os detentos ficam satisfeitos em poder ajudar a sociedade e contribuir de alguma forma neste momento tão difícil para todos”, detalha. Segundo Paulo, a produção fabril continua para que mais máscaras possam ser distribuídas para a população.
Até o momento, foram beneficiados com a distribuição das máscaras por meio da campanha, além da capital, os municípios de Araçuaí, Capelinha, Contagem, Curvelo, Diamantina, Manhuaçu, Ouro Preto, Paracatu, Patos de Minas, Ponte Nova, Unaí e Vespasiano. Além da Sejusp, por meio da Polícia Penal, também participam da campanha do Governo de Minas a Secretaria Geral, a Fundação João Pinheiro, a Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar e a Empresa Mineira de Comunicação.
Outras ações e iniciativas de distribuição também tem sido realizadas pela Polícia Penal, em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e demais instituições parceiras em outros municípios mineiros.
Todos os direitos reservados a MÓDULO FM - É proibido a reprodução deste conteúdo parcial ou total em qualquer meio de comunicação, sonoro, eletrônico ou impresso sem autorização por escrito.
Com informações da Sejusp.
Por Juliano Resende - Jornalista - MTB: 0020718/MG
Envie sugestões, imagens e informações para o nosso WhatsApp. Clique aqui para acessar o WhatsApp
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos