Por André Luiz Costa | Módulo FM
Postado em: 28/02/2025
O Instituto de Prevenção Júlia do Prado, em Patrocínio, realizou na tarde desta quinta-feira (27) o lançamento do Março Lilás, mês dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de colo de útero.
A iniciativa, promovida pelo Hospital de Amor, tem como objetivo reforçar a importância dos exames preventivos e da informação para a população feminina.
Durante a abertura da campanha, a gestora do Instituto, Ana Paula Ribeiro, destacou a relevância da prevenção. "Assim como o Outubro Rosa, queremos que o Março Lilás tenha a mesma grandiosidade e impacto. Nossa intenção é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero", afirmou.
A superintendente do Hospital do Câncer de Patrocínio, Andreia Ribeiro, também ressaltou a relevância da campanha. "Esse mês, que antes ficava apagado ou se misturava com o Outubro Rosa, agora ganha força com a realização de várias ações para informar e mobilizar a comunidade", disse.
Também estiveram presentes ao lançamento a vereadora Lisandra da Saúde, a primeira-dama de Patrocínio, a médica Dra. Gabriela Guimarães Brasileiro, a secretária municipal de Saúde de Guimarânia, Fabiana Bustamante, e representantes de cidades vizinhas.
A programação do Março Lilás inclui palestras em unidades de saúde, empresas e instituições de ensino, além da ampliação da oferta de exames preventivos.
Mulheres com idade entre 25 e 64 anos podem realizar o exame preventivo gratuitamente no Instituto de Prevenção Júlia do Prado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
O câncer do colo do útero é considerado o tipo de câncer que apresenta condições mais promissoras para o controle com possibilidades inclusive de eliminação.
Fazem parte do arsenal de enfrentamento a esse câncer a vacinação contra o vírus HPV (Papilomavírus Humano) cuja infecção persistente é o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença.
Além disso, outra estratégia não menos valiosa é a detecção precoce de lesões do colo uterino classificadas como precursoras do câncer e que podem ser tratadas com procedimento simples e alcançar altas taxas de cura.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramEPR Triângulo inicia reabilitação de mais de 100 km de rodovias no Triângulo Mineiro
Carajás/Fluminense avança às quartas de final do Regional como líder geral
Polícia Militar usa balas de borracha para conter motociclista que empinava moto em Patrocínio
Dois foragidos da Justiça são capturados em operações da Polícia Militar em Patrocínio
Discussão entre irmãs em Patrocínio termina com facada durante confraternização