Mais de 87 mil candidatos zeram redação do Enem e 28 tiram nota máxima, pior resultado desde 2013

Mais de 87 mil candidatos zeram redação do Enem e 28 tiram nota máxima, pior resultado desde 2013

Entre os alunos com nota máxima, 71% são mulheres. Foto: Agência Brasil

Texto:

Postado em: 01/04/2021

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, 28 estudantes tiraram nota máxima na redação, ao fazerem mil pontos na prova. Este foi o pior resultado desde a edição de 2013 do exame.

No total, foram corrigidos 2.723.583 textos dos participantes do exame, dos quais 87.567 zeraram a prova de redação.

A redação foi a parte da avaliação que teve melhor nota entre todas, com média de 588,74. Dos 28 alunos com nota máxima, 71,4% são mulheres.

Na edição 2020 do Exame, realizada em 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus, a organização da prova definiu dois temas, “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” na edição impressa e "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil" na edição digital. Na reaplicação da prova, o assunto escolhido foi "A falta de empatia nas relações sociais no Brasil".

Este ano, além da versão impressa, ocorreu pela primeira vez a edição digital das provas, mas com baixa adesão. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), dos 93 mil inscritos no Enem Digital, apenas 31,5% realizaram as provas. O Enem 2020 também contou com provas para adultos privados de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas.

As notas do Enem podem ser utilizadas para ingresso no ensino superior em universidades pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos), em instituições privadas e do exterior.

 

Agência Brasil

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram