Foto: Reprodução Metrópoles
Postado em: 16/05/2024
O mundo do esporte, especialmente o jornalismo esportivo, foi profundamente abalado entre a noite de quarta-feira (15/5) e a manhã de quinta-feira (16/5). Em menos de 24 horas, três grandes referências da área nos deixaram. Washington Rodrigues, conhecido como Apolinho, aos 87 anos; Antero Grecco, aos 69 anos; e Silvio Luiz, aos 89 anos, faleceram.
Washington Rodrigues (Apolinho) nos deixou na noite de ontem (15/05), durante a partida entre Flamengo e Bolívar, que terminou com a vitória do Rubro-Negro por 4 x 0, em um jogo válido pela Libertadores. Um dos maiores repórteres do rádio, Washington iniciou sua carreira em 1962 na Rádio Guanabara e passou por todas as principais emissoras de rádio e TV do Rio de Janeiro. Apolinho faleceu em decorrência de um câncer e deixa três filhos.
Já Antero Grecco nos deixou no início desta quinta-feira (16/05), aos 69 anos. Antero lutava contra um câncer na cabeça diagnosticado em 2022. Nascido em 2 de junho de 1954, Antero Grecco era formado em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP) e iniciou sua carreira em 1974 no jornal O Estado de São Paulo. Em 1994, integrou a equipe da ESPN, onde permaneceu até o final de sua trajetória profissional.
Silvio Luiz, um dos principais nomes das transmissões esportivas no Brasil, faleceu nesta quinta-feira aos 89 anos. O narrador estava hospitalizado desde a última quarta-feira, dia 08 de maio, lutando contra problemas de saúde desde 7 de abril, quando precisou deixar a transmissão da final do Campeonato Paulista após sofrer um derrame. Com bordões marcantes, Silvio Luiz se tornou uma das principais vozes da cobertura esportiva. Com passagens pela Record, Band e SBT, Silvio Luiz retornou às transmissões esportivas em 2022, pela Record, para narrar o Paulistão nas plataformas digitais da emissora, ao lado dos humoristas Bola e Carioca.
Com quase 60 anos de carreira, Silvio Luiz ficou famoso não apenas por suas coberturas e narrações dos principais campeonatos brasileiros, mas também por seus famosos bordões que foram reproduzidos ao longo dos anos. "Olho no lance!" é um dos mais conhecidos, e a partir dele os espectadores passaram a antecipar momentos emocionantes durante as partidas de futebol. "Balançou o capim no fundo do gol!" demonstra a criatividade do narrador ao descrever o momento em que a bola entrava no gol. "Pelas barbas do profeta!" era usado quando um time estava em perigo ou ameaçava o adversário. "O que foi que só você viu?" era empregado de forma bem-humorada para comentar o momento do gol ou para recriar jogadas durante entrevistas com os repórteres de campo.
"Vai mandar lá no meio do pagode" era outra expressão usada por Silvio Luiz, especialmente em situações de bolas paradas ou momentos decisivos. "Pelo amor dos meus filhinhos!" expressava uma mistura de aflição e humor durante jogadas perigosas ou desastrosas nas partidas, chegando a ser utilizado em propagandas televisivas. E "Olha o bambu!" era mais um dos bordões marcantes de Silvio Luiz, acrescentando humor às suas narrações de chutes em direção ao gol.
Fontes: Metrópoles e Globo.com
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram