Lei que declara Folia de Reis, Congado e Religiões de Matriz Africana como Patrimônio Imaterial, Histórico e Cultural de Patrocínio foi sancionada

Lei que declara Folia de Reis, Congado e Religiões de Matriz Africana como Patrimônio Imaterial, Histórico e Cultural de Patrocínio foi sancionada

.

Texto:

Postado em: 17/12/2021

No último dia 7 de dezembro, o Prefeito Deiró Marra sancionou as leis n.º 5364, n.º 5365 e n.º 5366, que declaram a Folia de Reis, Congado e Religiões de Matriz Africana como Patrimônio Imaterial, Histórico e Cultural do Município de Patrocínio. Todas são de autoria do Vereador Professor Natanael Diniz.

Segundo o parlamentar, essas leis visam acompanhar a Constituição Federal que ampliou em seus artigos 215 e 216 a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza imaterial.

No entanto, conforme Natanael informou muitas pessoas misturaram esse reconhecimento com questões ideológicas e preconceituosas e ainda pontuou que falas com teor de fundamentalismo merecem ser combatidas, além de todos serem agentes que precisam respeitar a cultura popular do povo.

“E a gente faz né esse reconhecimento, esse ato declaratório, que esses grupos fazem parte da memória do nosso povo, da nossa história e também das nossas tradições. Então, eu enquanto Vereador neste primeiro mandato fico muito feliz de ver o legislativo abordando assuntos que antes nunca eram apresentados. Então, para nós é o dever cumprido”, afirmou.

Em entrevista à Rádio Módulo FM, o vereador agradeceu a cada parlamentar que votou favorável ao ato declaratório e ao Prefeito Deiró que “reafirmou a legalidade e a importância desse reconhecimento”.

 

Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram