Lançamento da 'Operação Safra Segura 2024' em Patrocínio: segurança reforçada para a colheita de café

Lançamento da 'Operação Safra Segura 2024' em Patrocínio: segurança reforçada para a colheita de café

Comando da PM lançou a operação durante o Simpósio Caminhos para uma Cafeicultura de Vanguarda

Texto:

Postado em: 16/05/2024

Nesta quinta-feira (16), durante o "Simpósio Caminhos para uma Cafeicultura de Vanguarda", realizado no Armazém II da Expocacer, foi lançada a "Operação Safra Segura 2024", anunciada pelo tenente coronel Sócrates, comandante do 46º Batalhão de Polícia Militar de Patrocínio. Este evento marca o início das atividades de segurança voltadas para a colheita do café, um período crucial para a economia da região do Cerrado Mineiro.

O oficial destacou à Módulo FM a importância do momento escolhido para o lançamento da operação, que coincide com a realização de um grande evento voltado para a cafeicultura. “Para a Safra Segura não podia ter um momento mais adequado, aproveitando o grande evento do café”, afirmou ao repórter Jânio Luiz.

A "Operação Safra Segura" é realizada anualmente durante a colheita do café e, este ano, reúne uma vasta gama de parceiros, incluindo a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Estadual, a Polícia Ambiental, a Polícia Civil, além das patrulhas rurais e demais viaturas de serviço. A operação também conta com o apoio da aeronave Pegasus, sediada em Uberlândia, que participa do policiamento preventivo na região.

Com dezenas de equipes já em ação, o objetivo principal é garantir a segurança de quem trabalha e produz no meio rural. “Nós temos aí já dezenas de equipes agora lançadas no terreno para trazer segurança para o trabalhador e produtor do meio rural”, explicou o comandante Sócrates.

160524-----SITE------LANCAMENTO_safrasegura

RECOMENDAÇÕES AOS PRODUTORES

Durante a entrevista, o tenente coronel Sócrates ofereceu várias recomendações para os cafeicultores da região, ressaltando a importância da cooperação entre produtores e policiais. Entre as orientações, destacou-se a necessidade de evitar manter estoques de defensivos agrícolas nas fazendas, tomar cuidado na contratação de funcionários e manter uma comunicação constante com a polícia através de redes de proteção preventiva.

“A operação é mais voltada para a produção de café, mas também envolve produtores de outras culturas. Esses grupos promovem uma interação entre policiais militares e produtores, onde são passadas dicas de segurança”, informou Sócrates.

A operação não tem data para terminar e se estenderá enquanto durar a safra de café na região do Cerrado Mineiro.

⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM

 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram