Comando da PM lançou a operação durante o Simpósio Caminhos para uma Cafeicultura de Vanguarda
Postado em: 16/05/2024
Nesta quinta-feira (16), durante o "Simpósio Caminhos para uma Cafeicultura de Vanguarda", realizado no Armazém II da Expocacer, foi lançada a "Operação Safra Segura 2024", anunciada pelo tenente coronel Sócrates, comandante do 46º Batalhão de Polícia Militar de Patrocínio. Este evento marca o início das atividades de segurança voltadas para a colheita do café, um período crucial para a economia da região do Cerrado Mineiro.
O oficial destacou à Módulo FM a importância do momento escolhido para o lançamento da operação, que coincide com a realização de um grande evento voltado para a cafeicultura. “Para a Safra Segura não podia ter um momento mais adequado, aproveitando o grande evento do café”, afirmou ao repórter Jânio Luiz.
A "Operação Safra Segura" é realizada anualmente durante a colheita do café e, este ano, reúne uma vasta gama de parceiros, incluindo a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Estadual, a Polícia Ambiental, a Polícia Civil, além das patrulhas rurais e demais viaturas de serviço. A operação também conta com o apoio da aeronave Pegasus, sediada em Uberlândia, que participa do policiamento preventivo na região.
Com dezenas de equipes já em ação, o objetivo principal é garantir a segurança de quem trabalha e produz no meio rural. “Nós temos aí já dezenas de equipes agora lançadas no terreno para trazer segurança para o trabalhador e produtor do meio rural”, explicou o comandante Sócrates.
Durante a entrevista, o tenente coronel Sócrates ofereceu várias recomendações para os cafeicultores da região, ressaltando a importância da cooperação entre produtores e policiais. Entre as orientações, destacou-se a necessidade de evitar manter estoques de defensivos agrícolas nas fazendas, tomar cuidado na contratação de funcionários e manter uma comunicação constante com a polícia através de redes de proteção preventiva.
“A operação é mais voltada para a produção de café, mas também envolve produtores de outras culturas. Esses grupos promovem uma interação entre policiais militares e produtores, onde são passadas dicas de segurança”, informou Sócrates.
A operação não tem data para terminar e se estenderá enquanto durar a safra de café na região do Cerrado Mineiro.
⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramMinicurso em Patrocínio aborda gestão de cafeterias com base na experiência internacional
Nota de Falecimento: Paulo César Gonçalves (BH), aos 57 anos
R$ 240 mil: ex-presidente do CAP, Roberto Avatar, o Tatá, cobra dívida do clube
Escolas de Patrocínio realizam assembleias para discutir adesão ao modelo cívico-militar