.
Postado em: 20/04/2022
Na manhã desta quarta-feira (20) foi realizada, no gabinete da Prefeitura de Patrocínio, uma Coletiva de Imprensa onde o Prefeito Deiró Marra, dentre outros assuntos, informou a conquista de uma unidade do Banco de Sangue do Hemominas para o município.
Segundo o líder do executivo municipal, a homologação do Termo de Cooperação entre a cidade e a Fundação Hemominas ocorreu no dia 13 de abril (quarta-feira) e ele afirmou que com essa unidade haverá a possibilidade de no futuro o município ter uma filial da entidade.
“Quero aqui parabenizar todos da secretaria na sua pessoa [Fabiane] Bustamante que também auxiliaram. […] Para que nós tenhamos aqui o primeiro embrião, o primeiro estágio, a primeira instalação de posto de coleta, preparação e tratamento do sangue nos torna apto num curto espaço de tempo a termos todas as vantagens de termos aqui em Patrocínio a condição de recebermos de verdade uma filial do Hemominas”, disse.
Deiró Marra ainda informou que esta obra será importante, visto a necessidade do Hospital do Câncer, do Pronto Socorro e dos demais hospitais da cidade, pontuando que a cidade está na “vanguarda na região”, além de dar independência para levar adiante projetos como o sonhado Curso de Medicina.
Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, como nesse primeiro momento haverá somente o ponto de coleta, todo o sangue doado será encaminhado à cidade de Uberlândia, onde será tratado e depois retornará a Patrocínio para ser utilizado nos hospitais. No entanto, ele pontuou que no futuro a cidade poderá também tratar, classificar e distribuir todo sangue coletado no município.
“Nós pensamos de forma planejada em comum acordo com toda a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde e também do Hemocentro para podermos fazer dessa forma, responsável e dá um atendimento de qualidade acima de tudo”, afirmou.
Em relação a custos, todo o montante inicial será de responsabilidade do município, bem como os funcionários da unidade, no entanto, os equipamentos e, no futuro, especialistas ficarão a cargo do Governo Estadual providenciar, visto que o Hemominas ser um órgão do estado. Não foram informados números neste primeiro momento.
O Hemocentro será instalado no terceiro andar do prédio do Pronto Socorro, onde também funcionará o Centro de Especialidades (Policlínica). Em relação às obras, esta será licitada e nos próximos dias será realizada a estruturação dos projetos hidráulico, elétrico e estrutural da obra. E conforme o Secretário Luiz Eduardo Salomão o município tem compromisso com o Hemominas de finalizar as obras no prazo de 150 dias. Além disso, a expectativa é ter, em média, cerca de 500 doações por mês no início expandindo com o tempo.
Com 239,23 m², o Posto de Coleta Hemominas terá, além da sala de coleta, triagem hematológica, duas salas de triagem médica, laboratório de hemocomponentes, sala de recuperação, área de lanche pré e pós-coleta, recepção e área de cadastro.
Todo esse processo teve início fevereiro, quando uma Comitiva de Patrocínio, composta por autoridades de saúde municipal e sociedade civil, se reuniram com a equipe do Hemominas em Belo Horizonte.
Stéfany Dias/Jânio Luiz — Módulo FM com informações ASCOM PMP
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramReunião da Câmara terá votação da área de proteção da Serra do Cruzeiro e tombamento da Fenacafé
Sem citar nomes, prefeito diz estar trabalhando para eleger o presidente da Câmara
Prefeitura inaugura quadra na Escola Conceição Eloi dos Santos em homenagem a João Adão de Brito
Prefeitura de Patrocínio anuncia leilão de seis veículos e nomeia comissão de avaliação e leiloeiro