.
Postado em: 20/04/2022
Na manhã desta quarta-feira (20) foi realizada, no gabinete da Prefeitura de Patrocínio, uma Coletiva de Imprensa onde o Prefeito Deiró Marra, dentre outros assuntos, informou a conquista de uma unidade do Banco de Sangue do Hemominas para o município.
Segundo o líder do executivo municipal, a homologação do Termo de Cooperação entre a cidade e a Fundação Hemominas ocorreu no dia 13 de abril (quarta-feira) e ele afirmou que com essa unidade haverá a possibilidade de no futuro o município ter uma filial da entidade.
“Quero aqui parabenizar todos da secretaria na sua pessoa [Fabiane] Bustamante que também auxiliaram. […] Para que nós tenhamos aqui o primeiro embrião, o primeiro estágio, a primeira instalação de posto de coleta, preparação e tratamento do sangue nos torna apto num curto espaço de tempo a termos todas as vantagens de termos aqui em Patrocínio a condição de recebermos de verdade uma filial do Hemominas”, disse.
Deiró Marra ainda informou que esta obra será importante, visto a necessidade do Hospital do Câncer, do Pronto Socorro e dos demais hospitais da cidade, pontuando que a cidade está na “vanguarda na região”, além de dar independência para levar adiante projetos como o sonhado Curso de Medicina.
Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Eduardo Salomão, como nesse primeiro momento haverá somente o ponto de coleta, todo o sangue doado será encaminhado à cidade de Uberlândia, onde será tratado e depois retornará a Patrocínio para ser utilizado nos hospitais. No entanto, ele pontuou que no futuro a cidade poderá também tratar, classificar e distribuir todo sangue coletado no município.
“Nós pensamos de forma planejada em comum acordo com toda a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde e também do Hemocentro para podermos fazer dessa forma, responsável e dá um atendimento de qualidade acima de tudo”, afirmou.
Em relação a custos, todo o montante inicial será de responsabilidade do município, bem como os funcionários da unidade, no entanto, os equipamentos e, no futuro, especialistas ficarão a cargo do Governo Estadual providenciar, visto que o Hemominas ser um órgão do estado. Não foram informados números neste primeiro momento.
O Hemocentro será instalado no terceiro andar do prédio do Pronto Socorro, onde também funcionará o Centro de Especialidades (Policlínica). Em relação às obras, esta será licitada e nos próximos dias será realizada a estruturação dos projetos hidráulico, elétrico e estrutural da obra. E conforme o Secretário Luiz Eduardo Salomão o município tem compromisso com o Hemominas de finalizar as obras no prazo de 150 dias. Além disso, a expectativa é ter, em média, cerca de 500 doações por mês no início expandindo com o tempo.
Com 239,23 m², o Posto de Coleta Hemominas terá, além da sala de coleta, triagem hematológica, duas salas de triagem médica, laboratório de hemocomponentes, sala de recuperação, área de lanche pré e pós-coleta, recepção e área de cadastro.
Todo esse processo teve início fevereiro, quando uma Comitiva de Patrocínio, composta por autoridades de saúde municipal e sociedade civil, se reuniram com a equipe do Hemominas em Belo Horizonte.
Stéfany Dias/Jânio Luiz — Módulo FM com informações ASCOM PMP
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramMaria Eduarda Silveira é coroada Rainha Nacional do Café 2025 em Patrocínio
Prefeito anuncia investimento de R$ 50 milhões em obras do DAEPA já iniciando em 2025
Polícia Militar procura autores de golpe com cartão que causou prejuízo de quase R$13 mil
Homem é detido com arma e munições na MG-190 em Monte Carmelo
Homem morre após confronto com a Polícia Militar na área rural de Patrocínio