INSS muda regras para requerimento de benefícios e gerente do instituto em Patrocínio esclarece dúvidas

INSS muda regras para requerimento de benefícios e gerente do instituto em Patrocínio esclarece dúvidas
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Em publicação feita no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (11/6), O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mudou as regras para o requerimento dos benefícios que os seus segurados têm direito.

 

De acordo com as novas regras, o segurado que quiser continuar recebendo o benefício de auxílio-doença, precisa, obrigatoriamente, fazer o pedido de prorrogação 15 dias antes do término do pagamento do auxílio do INSS.

 

Outra mudança feita, foi a de retorno ao trabalho do empregado afastado; o trabalhador que achar que estiver apto para retornar ao seu emprego, agora não precisará passar por perícia médica, mas, para fazer esse retorno ele precisará formalizar um pedido por meio de uma carta em um posto do INSS.

 

Para esclarecer as dúvidas que tem surgido com essas mudanças, o repórter Jânio Luiz realizou uma entrevista com a gerente do INSS de Patrocínio, Francisca Carneiro dos Santos, que esclareceu alguns pontos.

 

Módulo FM: Com relação a aposentadoria por idade, para começar esse processo, ele pode ser feito por telefone ou internet? O que você recomenda?

 

Francisca Carneiro dos Santos: Para esclarecer a toda a população sobre essas mudanças que vem sendo noticiadas na mídia nacional, sobre o canal 135 e os da internet. Nós esclarecemos a população que realmente estão disponíveis essas formas de requerer benefícios, tanto o auxílio-doença (que já era há algum tempo, agora também disponibilizou o salário maternidade urbano e a aposentadoria por idade urbana. Então todas as pessoas que quiserem fazer esses requerimentos podem utilizar o telefone 135 ou pela internet através do meu.inss.gov.br; salientando que para fazer esse requerimento pela internet a pessoa deverá comparecer a uma agência do INSS para a retirada de um código de acesso, que irá gerar uma senha e com ela ele acessa o requerimento na internet.

 

A gente gostaria também de tranquilizar a população, que a agência continua a disposição para todos os esclarecimentos e também os agendamentos. Não foi impedido que o segurado possa comparece na agência para fazer seu requerimento; na impossibilidade de fazer ele em um desses dois canais, o segurado deverá comparecer ao INSS para fazer o agendamento do seu requerimento.

 

O que a gente gostaria também de salientar, é que com todas essas mudanças acaba que o tempo de espera na agência tem sido prolongado, então nós estamos passando por uma mudança, é uma mudança substancial, não é uma mudança simples, é no Brasil inteiro, então nós estamos nos adaptando, muitas vezes o programa sai do ar, o que causa alguns transtornos no atendimento, mas isso (o programa) é pra facilitar para a pessoa de ter esses canais à sua disposição. Se a pessoa não quiser comparecer a agência e se submeter a uma espera mais prolongada, então ela pode ligar pro 135 (que está disponível das 07h às 22h) ou acessar pela internet.

 

Módulo FM: Todos os benefícios que a população necessita por meio do INSS, serão feitos agora por agendamento, ou pela internet com o código retirado aqui na agência?

 

Francisca Carneiro dos Santos: Isso. Esses benefícios agora serão exclusivamente desta forma; então quando a pessoa vem aqui para fazer um requerimento, é como ele estivesse fazendo pela internet. Nós vamos acessar o mesmo módulo, que vai ser transferido para um outro programa, então o segurado que estiver com seu cadastro completamente em dia, a programação do INSS é que vai ser concedido automaticamente pelo telefone sem precisar do segurado comparecer a agência.

 

Agora por exemplo, em termos de Brasil, foram concedidos mais de 8 mil benefícios só do segurado ligar e fornecer seus dados. Se não for, esse benefício cai na nossa agência, nós entramos em contato com o segurado, e ele comparece aqui para trazer os documentos necessários.

 

Módulo FM: Essa questão do agendamento, vocês ainda estão trabalhando? Isso requer um pouco de paciência das pessoas que procuram esses serviços do INSS?

 

Francisca Carneiro dos Santos: Exatamente. Alguns requerimentos já foram feitos aqui no INSS, e nós achávamos que alguns já tinham sido concedidos automaticamente, e na hora que nós fomos verificar vimos que eles estavam pendentes.

 

Na semana que vem eu vou para um treinamento em Belo Horizonte, para aprender a rotina mesmo de todas essas concessões; a gente está se adaptando, isso é uma questão de tempo, tão logo a agência se adapta, a gente treina todos os servidores, vai começar a fluir, e como a gente atendeu até hoje, vamos continuar atendendo com a mesma transparência que sempre fizemos com todos os segurados, e fazemos questão de manter.

 

Módulo FM: Como está a questão procura dos segurados aqui na cidade de Patrocínio? O que vocês têm notado na agência uma alteração no movimento dela durante esses novos processos?

 

Francisca Carneiro dos Santos: Esses requerimentos começaram com agendamentos na internet, e pelo 135, no dia 21 de maio; então do dia 21 de maio até hoje, nós temos mais de 50 requerimentos parados, por que depende desse treinamento.

 

Em outras agências já houve o que a gente fala de uma “virada de chave”, que estão já estão atendendo outros requerimentos por internet, as outras agências que já viraram essa chave, já estão atendendo a aposentadoria por tempo de contribuição, assim como outros benefícios.

 

Nós ainda não estamos nessa fase, assim como outras agências, paulatinamente é que as coisas vão acontecendo; nós estamos com os benefícios parados, mas isso não é nada que precisa de o segurado se incomodar, ou ficar ansioso por conta disso, porque nós temos prazo para ser atendido, até o dia 5 de julho vários benefícios já deverão ter sidos concedidos.

 

Vocês podem ter certeza que é só uma questão de tempo, de adaptação e de assimilar as novas formas informações, isso vai ser muito bom para atender aos segurados.

 

Lucas Avila/Jânio Luiz 

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