.
Postado em: 10/08/2022
Estão abertas até o dia 9 de setembro as inscrições para o 19° Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2022 realizado Emater– MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), pelo IF Sul de Minas (Instituto Federal do Sul de Minas), pela UFLA (Universidade Federal de Lavras) e pela Faepe (Fundação de Apoio, Ensino e Extensão).
Podem se inscrever e concorrer todos os cafeicultores dos municípios de Minas Gerais, em apenas uma das categorias, com amostras de grãos de café Arábica produzido por eles no ano de 2022. A inscrição para o Concurso é isenta de taxas ou qualquer ônus para o participante.
Cada amostra da primeira etapa deve conter no mínimo 2 kg de café beneficiado, conforme já definido no regulamento, com o rótulo e a Ficha de Inscrição devidamente preenchida, representando fielmente o lote inscrito de cinco sacas de 60,5 Kg.
Somente serão aceitas amostras de grãos da espécie Coffea arabica L., colhidos no ano de 2022, tipo 2 (máximo 4 defeitos), de acordo com a tabela oficial brasileira de classificação de café. As amostras deverão ser passadas nas peneiras 16 e acima, com vazamento máximo de 5% e umidade entre 10% e 12%. Além disso, a lavoura de origem da amostra deverá ser georreferenciada e ter a cultivar identificada.
Café Natural: Sistema pelo qual o café recém-colhido, após passar por um processo de lavagem, é levado para o terreiro para secar ao sol e/ou para o secador.
Café Cereja Descascados, Despolpados ou Desmucilados:
Café cereja descascado: sistema em que são lavados e separados os frutos verdes e secos dos maduros, que passam, então, por um descascador, seguindo, posteriormente, para a secagem; Café cereja despolpado, desmucilado: sistema em que são lavados e separados os frutos verdes e secos dos maduros, que passam, então, por um descascador, seguindo, posteriormente, para um tanque de fermentação, ou passam por um equipamento chamado desmucilador, seguindo para a secagem.
O produtor preencherá a ficha de inscrição disponível nos endereços eletrônicos www.emater.mg.gov.br e www.sympla.com.br/evento/19-concurso-de-qualidade-dos-cafes-de-minas-gerais-2022/1616486, demonstrando o conhecimento e a concordância com o Regulamento do Concurso (que pode ser acessado aqui). A ficha de inscrição deverá ser impressa e acompanhar a amostra.
Segundo o extensionista da Emater em Patrocínio, Thiago Conte Begnossi, os produtores da região devem deixar suas amostras no escritório local na cidade. “Vai ser feita uma primeira etapa de classificação desses cafés, as provas e depois, posteriormente, será divulgada a listagem dos finalistas do concurso”, pontuou.
Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, interessados devem procurar o escritório da Emater de Patrocínio, localizada na avenida João Alves do Nascimento, nº 1.292, Centro, ou ligar no telefone (34) 3831-3405.
Com informações ASCOM Emater-MG
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram