Incêndios florestais aumentam e Corpo de Bombeiros é acionado cerca de 15 vezes em um único dia em Patrocínio

Incêndios florestais aumentam e Corpo de Bombeiros é acionado cerca de 15 vezes em um único dia em Patrocínio

Por Juliano Resende

Texto:

Postado em: 21/08/2024

Somente nesta terça-feira (20/08), o Corpo de Bombeiros de Patrocínio foi acionado cerca de 15 vezes para combater focos de incêndio em vegetação no município, totalizando uma média de 8 ocorrências por dia, segundo o comando local. De acordo com os bombeiros, a seca prolongada, os ventos fortes e a vegetação desidratada têm contribuído significativamente para o aumento dos incêndios florestais na região.

O incêndio mais grave registrado ocorreu na região do Bicão. O fogo se alastrou rapidamente, atingindo ambos os lados da estrada e devastando cerca de 1 km de vegetação. Além disso, torres de madeira de alta tensão foram atingidas pelas chamas. O fogo também chegou perigosamente perto de residências, mas, felizmente, até o momento, não houve registro de casas destruídas ou pessoas feridas.

O tenente Tolentino, comandante do 5º Pelotão de Patrocínio, destacou que a queima de terrenos e lixo é a principal responsável pela propagação dos incêndios. “Nesse período de seca, o problema tende a se agravar. Guimbas de cigarro lançadas em áreas secas, especialmente às margens de rodovias, podem provocar incêndios de grandes proporções. Os danos ambientais podem ser irreparáveis e o risco à saúde, devido à inalação de fumaça, também é elevado”, alertou o comandante.

Além dos danos ambientais, a fumaça proveniente dos incêndios pode comprometer a visibilidade dos motoristas, aumentando o risco de acidentes nas estradas. “A fumaça resseca a vegetação e o calor pode causar a reignição do fogo em muitos casos”, explicou Tolentino.

O Corpo de Bombeiros ressalta que atear fogo em vegetação é considerado crime e pode resultar na detenção do responsável, com penas que podem chegar a até quatro anos de prisão, dependendo da gravidade das consequências.

Cuidados e Prevenção

O Corpo de Bombeiros Militar recomenda atenção especial com o descarte correto do lixo. Não se deve queimar resíduos em terrenos baldios, pois as chamas podem se espalhar para outras áreas. Objetos altamente inflamáveis não devem ser descartados em locais com vegetação seca.

Durante o período de seca, é essencial evitar o lançamento de pontas de cigarro pela janela do carro, pois a vegetação se incendeia com facilidade.

Para quem pratica ecoturismo, os bombeiros alertam para os perigos das fogueiras e do lixo deixado nas matas. É recomendável que as fogueiras sejam feitas apenas após a limpeza da área ao redor, removendo a vegetação até expor a terra. Após o uso, deve-se garantir que as brasas estejam completamente apagadas e resfriadas, e, se possível, enterrar o material combustível restante.

 

 
 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram