Ainda não serão feitas entrevistas nesta etapa
Postado em: 27/06/2022
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios. Trata-se do marco de início da operação do Censo 2022. No entanto, ainda não serão feitas entrevistas e os dados serão colhidos apenas por meio de observação.
“No país inteiro e aqui na região tem vários agentes do IBGE que estão mapeando toda a cidade, marcando ruas e loteamentos novos para que quando for feita a operação do Censo, nada se perca” explica o chefe do Instituto em Patrocínio, Edmilson Laurentino.
A Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios é considerada fundamental porque todos os mais de 326 mil setores censitários, distribuídos pelos 5.570 municípios brasileiros, são visitados. A operação mobiliza mais de 22 mil supervisores até 12 de julho.
Operação censitária
O Brasil costuma realizar seu censo demográfico de 10 em 10 anos. Ele é a única pesquisa domiciliar que vai a todos os 5.570 municípios do país. O objetivo é oferecer um retrato da população brasileira e das condições domiciliares. As informações obtidas subsidiam a elaboração de políticas públicas e decisões dos governos relacionadas com a alocação de recursos financeiros.
A nova edição, que deveria ter ocorrido em 2020, foi adiada duas vezes: primeiro por conta da pandemia de covid-19 e depois por dificuldades orçamentárias.
As visitas domiciliares para realização das entrevistas devem ter início em agosto.
Daniel Henrique/Módulo FM com informações da Agência Brasil
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram