.
Postado em: 28/07/2022
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu novo concurso para trabalhadores temporários para o Censo 2022. O edital deste processo seletivo complementar com 15.075 vagas foi publicado hoje (28) no Diário Oficial da União.
Segundo o IBGE, trata-se de um processo complementar, que oferece vagas ainda não preenchidas em diversos municípios do país. Por exemplo, na nossa região ainda há algumas cidades que não completaram os quadros de vagas, como Coromandel que possui 20 vagas para recenseador.
Para participar, basta preencher o formulário de inscrição que consta no Edital e levar no posto de coleta da cidade. Segundo o Chefe do IBGE em Patrocínio, Edmilson Laurentino, este concurso também será para ter um cadastro de reserva, no qual, pessoas que queiram participar estarão listadas para, caso seja necessário, estarem atuando nas vagas durante o Censo 2022.
“Porque durante o Censo, com certeza, vai haver algumas trocas, algumas pessoas tem parar por algum motivo, então abre-se uma nova vaga e nós vamos convidar essas pessoas que estiverem no nosso cadastro de reserva para participar conosco no Censo”, explicou.
A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários.
As inscrições para o certame são gratuitas e poderão ser efetuadas de hoje até dia 1º de agosto. Clique para acessar a versão completa do edital n.º 14/2022.
A jornada de trabalho recomendável para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.
A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (ampliado ou simplificado) pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
Agência Brasil
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram