.
Postado em: 02/07/2021
Depois de crimes cibernéticos envolvendo, clonagem de celulares e falsos depósitos, outro golpe tem se tornado mais frequente em Patrocínio. Trata-se de um estelionato aplicado a partir da criação de um falso perfil de WhatsApp, usado para pedir dinheiro a amigos e familiares da vítima.
Embora o modelo de golpe não seja novo, vem fazendo cada vez mais vítimas. Os criminosos entram em contato com amigos e familiares da pessoa, passando-se por ela. Os golpistas após algumas trocas de mensagens, pedem uma transferência bancária. A ajuda financeira é solicitada com histórias fajutas, como a necessidade de pagamento a um fornecedor, após a pessoa já ter excedido o limite de transferências bancárias do dia.
Desta vez em Patrocínio, a Polícia Militar foi acionada nesta quinta-feira (01/07), por um homem, de 39 anos, morador do bairro Marciano Brandão, que relatou que foi vítima de um golpe, contanto que uma pessoa clonou o Whatsapp da esposa de um amigo, através de mensagem de texto pelo aplicativo, teria se passando pela suposta esposa e na ocasião solicitou PIX no valor de R$ 585,00. Ainda segundo a vítima, o golpista pediu para que transferisse mais dinheiro, momento em que desconfiou que teria caído em um golpe.
A Polícia Militar alerta a comunidade sobre medidas de segurança contra clonagens do perfil do whatsapp:
- Proteja suas informações e dados pessoais nas redes sociais, cuidado com e-mail e links suspeitos;
-Ative a confirmação em duas etapas de seu aplicativo Whatsapp;
- Nunca repasse o código de segurança do aplicativo a terceiros;
- Sempre desconfie de solicitações de valores por pessoas de sua rede de contato;
- Caso receba solicitações de depósitos, transferências, pagamentos de boletos, entre em contato imediatamente e avise a pessoa pois ela é vítima da clonagem;
- Tire prints das conversas e determine que a pessoa lhe envie um áudio para explicar melhor a sua solicitação;
- Em caso de dúvidas acione a Polícia Militar.
Todos os direitos reservados a MÓDULO FM - É proibido a reprodução deste conteúdo parcial ou total em qualquer meio de comunicação, sonoro, eletrônico ou impresso sem autorização por escrito.
Com informações da Polícia Militar.
Por Juliano Resende - Jornalista - MTB: 0020718/MG
Envie sugestões, imagens e informações para o nosso WhatsApp. Clique aqui para acessar o WhatsApp
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos