.
Postado em: 08/12/2022
O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta semana o Boletim Informativo Epidemiológico Anual de Sífilis Adquirida, em gestante e congênita em menores de um ano em Patrocínio.
Em 2007, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a iniciativa global para eliminar a transmissão vertical da Sífilis, gerando estimativas regionais e globais de sífilis materna e congênita.
Na série histórica de 2018 a 2022, do município de Patrocínio, pode ser observado um aumento no número de casos de sífilis adquirida no ano de 2022, comparados com os anos de 2018, 2020 e 2021, mais próximo ao ano de 2019.
Nos casos de sífilis em gestante manteve-se uma média de casos dos últimos três anos, com predominância do uso da Penicilina Benzatina 2.400.000 e 7.200.000 para esquema de tratamento na maioria dos casos e prevalecendo o primeiro trimestre da gravidez o momento do diagnóstico. O tratamento do parceiro foi realizado em grande parte dos casos de sífilis na gestação (+-70%), todavia, confronta com os casos não tratados e ignorados.
Na sífilis congênita houve queda no número de casos nos últimos três anos, portanto, no ano de 2021 houve um caso que evoluiu com cura e no ano de 2022 um caso que não teve evolução satisfatória.
Alcançar a eliminação global da sífilis congênita, no entanto, exige melhorar o acesso à triagem e tratamento precoce da sífilis, monitorar clinicamente todas as mulheres diagnosticadas com sífilis e seus bebês, melhorar o manejo do parceiro e reduzir a prevalência da sífilis na população geral, expandindo os testes, o tratamento e o encaminhamento adequado.
Confira:
ASCOM PMP
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramReunião da Câmara terá votação da área de proteção da Serra do Cruzeiro e tombamento da Fenacafé
Sem citar nomes, prefeito diz estar trabalhando para eleger o presidente da Câmara
Prefeitura inaugura quadra na Escola Conceição Eloi dos Santos em homenagem a João Adão de Brito
Prefeitura de Patrocínio anuncia leilão de seis veículos e nomeia comissão de avaliação e leiloeiro