.
Postado em: 01/04/2022
O uso de máscaras de proteção à covid-19 deve deixar de ser obrigatório em locais fechados em Minas Gerais a partir de 1 de maio. Em coletiva realizada nesta sexta-feira (1/4), em Belo Horizonte, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, falou que a flexibilização do uso do equipamento valerá se a tendência de casos da doença continuar em queda.
Vale destacar que a decisão de liberação ou não das máscaras cabe a cada município. O Estado apenas faz a recomendação. Ainda de acordo dados do governo, dentro do critério de cobertura vacinal, atualmente 151 municípios mineiros já apresentam condições de fazer essa flexibilização, ou seja, possuía mais de 70% da população vacinada com a dose de reforço.
Minas Gerais ultrapassou, nesta quinta-feira (31/3), a marca de 82% da população acima de cinco anos de idade vacinada com a segunda dose ou dose única do imunizante contra a covid-19. Em relação à primeira aplicação, a cobertura está em 87%. Já na dose de reforço, apenas 53% do público-alvo está imunizado.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a estimativa é a de que cerca de 5 milhões de pessoas já poderiam ter tomado a terceira injeção, mas não retornaram ao posto de saúde.
Ainda segundo a SES, considerando o prazo para se tomar a dose de reforço, sendo de 4 meses a partir da aplicação da segunda dose, e de 2 meses a partir da aplicação da dose única, o estado tem, hoje, 13,7 milhões de pessoas aptas a receber a dose de reforço. Segundo dados do Painel Vacinômetro, em 31/3, já foram aplicadas 8,7 milhões dessas doses.
Saiba mais sobre vacinação contra covid em Minas em coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro.
De acordo com dados do Boletim Epidemiológico desta quinta (31/3), Minas tem 3.326.360 casos confirmados da doença. Além disso, outros 54.536 casos estão em acompanhamento, enquanto 3.210.974 de pessoas foram recuperadas. Estão confirmadas 60.850 mortes em decorrência da covid-19.
Na coletiva, o secretário de Saúde também destacou que, de acordo com os dados do SUSFácil, extraídos na manhã desta sexta-feira (1/4), nenhum paciente suspeito ou confirmado para covid-19 aguarda por internação em leitos de UTI.
Agência Minas
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramReunião da Câmara terá votação da área de proteção da Serra do Cruzeiro e tombamento da Fenacafé
Sem citar nomes, prefeito diz estar trabalhando para eleger o presidente da Câmara
Prefeitura inaugura quadra na Escola Conceição Eloi dos Santos em homenagem a João Adão de Brito
Prefeitura de Patrocínio anuncia leilão de seis veículos e nomeia comissão de avaliação e leiloeiro