Governo Minas planeja flexibilizar uso de máscaras em locais fechados a partir de 1° de maio

Governo Minas planeja flexibilizar uso de máscaras em locais fechados a partir de 1° de maio

.

Texto:

Postado em: 01/04/2022

O uso de máscaras de proteção à covid-19 deve deixar de ser obrigatório em locais fechados em Minas Gerais a partir de 1 de maio. Em coletiva realizada nesta sexta-feira (1/4), em Belo Horizonte, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, falou que a flexibilização do uso do equipamento valerá se a tendência de casos da doença continuar em queda.

Vale destacar que a decisão de liberação ou não das máscaras cabe a cada município. O Estado apenas faz a recomendação. Ainda de acordo dados do governo, dentro do critério de cobertura vacinal, atualmente 151 municípios mineiros já apresentam condições de fazer essa flexibilização, ou seja, possuía mais de 70% da população vacinada com a dose de reforço.

Vacinação em Minas

Minas Gerais ultrapassou, nesta quinta-feira (31/3), a marca de 82% da população acima de cinco anos de idade vacinada com a segunda dose ou dose única do imunizante contra a covid-19. Em relação à primeira aplicação, a cobertura está em 87%. Já na dose de reforço, apenas 53% do público-alvo está imunizado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a estimativa é a de que cerca de 5 milhões de pessoas já poderiam ter tomado a terceira injeção, mas não retornaram ao posto de saúde.

Ainda segundo a SES, considerando o prazo para se tomar a dose de reforço, sendo de 4 meses a partir da aplicação da segunda dose, e de 2 meses a partir da aplicação da dose única, o estado tem, hoje, 13,7 milhões de pessoas aptas a receber a dose de reforço. Segundo dados do Painel Vacinômetro, em 31/3, já foram aplicadas 8,7 milhões dessas doses.

Saiba mais sobre vacinação contra covid em Minas em coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro.

Boletim

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico desta quinta (31/3), Minas tem 3.326.360 casos confirmados da doença. Além disso, outros 54.536 casos estão em acompanhamento, enquanto 3.210.974 de pessoas foram recuperadas. Estão confirmadas 60.850 mortes em decorrência da covid-19.

Espera por leitos UTI

Na coletiva, o secretário de Saúde também destacou que, de acordo com os dados do SUSFácil, extraídos na manhã desta sexta-feira (1/4), nenhum paciente suspeito ou confirmado para covid-19 aguarda por internação em leitos de UTI.

 

Agência Minas

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram