Depois de crimes cibernéticos envolvendo, clonagem de celulares e falsos depósitos, outro golpe tem se tornado mais frequente em Patrocínio. Trata-se de um estelionato aplicado a partir da criação de um falso perfil de WhatsApp, usado para pedir dinheiro.
Postado em: 22/10/2020
Embora o modelo de golpe não seja novo, vem fazendo cada vez mais vítimas. O golpe começa a ser aplicado quando os bandidos criam um perfil de WhatsApp com a foto da vítima, possivelmente encontrada em redes sociais. Os criminosos entram em contato com amigos e familiares da pessoa, passando-se por ela. Os golpistas informam que o número de WhatsApp mudou e, após algumas trocas de mensagens, pedem uma transferência bancária. A ajuda financeira é solicitada com histórias fajutas, como a necessidade de pagamento a um fornecedor, após a pessoa já ter excedido o limite de transferências bancárias do dia.
Desta vez em Patrocínio, a Polícia Militar foi acionada por uma vítima que relatou que seu irmão teria entrado em contato com ela, contanto que uma pessoa utilizando um número desconhecido de sua agenda de telefone, através de mensagem de texto pelo aplicativo Whatsapp, teria se passando pela vítima e na ocasião solicitou depósitos em dinheiro a seu irmão. Ainda segundo a vítima, seu irmão desconfiado da situação, uma vez que a linguagem utilizada pela pessoa era diferente da que a vítima costumava usar, entrou em contato lhe avisando da situação.
Sua mãe também recebeu mensagens do mesmo teor, solicitando depósitos em dinheiro através de um número desconhecido, com o autor teria se passado pela vítima, inclusive utilizando de fotos pessoais dela no perfil do whatsapp.
A Polícia Militar alerta a comunidade sobre medidas de segurança contra clonagens do perfil do whatsapp
- Proteja suas informações e dados pessoais nas redes sociais, cuidado com e-mail e links suspeitos;
- Ative a confirmação em duas etapas de seu aplicativo Whatsapp;
- Nunca repasse o código de segurança do aplicativo a terceiros;
- Sempre desconfie de solicitações de valores por pessoas de sua rede de contato;
- Caso receba solicitações de depósitos, transferências, pagamentos de boletos, entre em contato imediatamente e avise a pessoa pois ela é vítima da clonagem;
- Tire prints das conversas e determine que a pessoa lhe envie um áudio para explicar melhor a sua solicitação;
- Em caso de dúvidas acione a Polícia Militar.
Por Juliano Resende - Jornalista - MTB: 0020718/MG
Envie sugestões, imagens e informações para o nosso WhatsApp. Clique aqui para acessar o WhatsApp
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos