PM passa dicas para prevenir esse tipo de crime
Postado em: 22/10/2021
Na tarde desta quinta-feira (21/10), por volta das 16 horas, compareceu à sede do 46º BPM a vítima, relatando que no dia 01/10/2021, entrou em contato com o banco através de contato telefônico, com a finalidade de quitar seu financiamento veicular, sendo orientada pelo atendente a procurar no site de busca google do agente financiador.
Sendo assim, a vítima informou que seguiu as recomendações do site, no campo "quitação antecipada de veículo" e foi direcionada a um número do aplicativo whatsapp (19)98845-0869. Em seguida, foi solicitado o cpf do titular e fotocópia do crlv.
Após a vítima fornecer os dados, recebeu um boleto no valor de R$4.766,64 (quatro mil setecentos e sessenta e seis reais e sessenta e quatro centavos) via aplicativo, contendo a identificação de seus dados pessoais.
Com isso, efetuou o pagamento acreditando ser a quitação das doze parcelas restantes do financiamento de seu veículo.
A vítima relatou que somente constatou se tratar de um golpe quando no dia 15/10/2021, começou a receber cobranças do banco acerca da parcela com vencimento dia 08/10/2021.
Ao verificar o comprovante do pagamento do boleto, constava como beneficiário "mercadopago.com. Não há informações da autoria do golpe e a PM faz alertas acerca desses golpes que tem sido recorrente.
A Polícia Militar alerta ao cidadão a ter cuidados e se manter seguro contra golpes aplicados através da utilização de serviços bancários
- cuidado com ligações e contatos de estranhos, antes de pagar qualquer boleto, conferir cuidadosamente as informações, comparando-as com os dados do credor, como nome, razão social, cpf, cnpj, conta corrente, etc;
- na dúvida não pague e faça contato pessoal com o credor; certifique-se antes de fazer qualquer pagamento. Sempre desconfie de boletos extraídos da internet, de sites não protegidos;
- cartões bancários são de uso pessoal, não empreste o cartão a terceiros. Não entregue seus cartões a ninguém, os bancos ou operadoras não tomam os cartões dos clientes, mesmo se constatar que o cartão foi clonado;
- desconfie de ligações e contatos de pessoas solicitando informações como número de cartões e de senhas, os bancos não fazem contanto com os clientes solicitando essas informações;
- em caso de constatação que o cartão foi clonado, faça o bloqueio do cartão através dos serviços de atendimento ao cliente dos bancos e procure a Polícia Militar para o registro da ocorrência;
- cuidado ao receber cheque, não aceite o documento preenchido previamente, confira os dados do documento, a assinatura e consulte o cheque nos serviços de proteção de crédito antes de aceita-lo;
- nunca deposite ou transfira qualquer valor em contas de terceiros, ou seja, pessoas estranhas ao negócio ou transação realizada;
- a ambição desmedida do lucro fácil favorece a ação dos vigaristas. Não se deixe levar por ofertas fabulosas e de lucro fácil;
- em casos suspeitos acione a Polícia Militar via 190 ou faça denúncias através do DDU 181.
Cidadão informado é cidadão seguro. Fique atento! Divulgue essas orientações e contribua com a segurança da comunidade!
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Com informações da Polícia Militar.
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