Por Gabriela Rabelo e Daniel Henrique | Módulo FM
Postado em: 08/10/2025
Uma família foi socorrida na tarde desta quarta-feira (8) após um possível caso de intoxicação por uma planta na área rural de Patrocínio. Quatro pessoas, todos adultos, passaram mal após o almoço e precisaram de atendimento urgente do Corpo de Bombeiros e do SAMU.
De acordo com o sargento Pedro, do Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada por volta do meio-dia, após relatos de que uma família havia passado mal durante a refeição. “Quando chegamos, as vítimas ainda estavam conscientes e conversando, mas o quadro se agravou rapidamente. Uma delas estava em estado mais grave e foi levada de imediato. Solicitamos apoio do SAMU, já que se tratava de quatro adultos intoxicados”, explicou.
Segundo informações do sargento, a família teria preparado e consumido uma planta que acreditava ser couve, mas a suspeita é de que seja fumo-bravo, espécie tóxica que cresce espontaneamente em áreas rurais. “Eles acharam que havia nascido um pé de couve no quintal e prepararam normalmente, refogando a planta. Logo depois do consumo, todos começaram a passar mal. Felizmente, uma criança que estava na casa não comeu e não apresentou sintomas”, destacou o militar.
A médica do SAMU, Luísa Babilônia, informou que todas as vítimas apresentavam sinais de insuficiência respiratória e chegaram a entrar em parada cardiorrespiratória (PCR) durante o atendimento. “Infelizmente, todos pararam conosco, mas felizmente conseguimos reverter os quadros. Duas vítimas precisaram ser entubadas ainda no local, e todas foram encaminhadas em estado grave para a Santa Casa e o Pronto Socorro Municipal”, afirmou.
A médica ressaltou que a causa exata da intoxicação ainda será apurada, já que também havia indícios que poderiam indicar contato com agrotóxicos. “Foi recolhida uma amostra da planta, parte entregue à Polícia e outra deixada na Santa Casa para análise pericial”, completou.
O Corpo de Bombeiros alerta a população para que evite o consumo de plantas desconhecidas, mesmo que se pareçam com alimentos comuns. “Não comam plantas que vocês não conhecem. Algumas podem ser altamente tóxicas, como foi nesse caso”, reforçou o sargento Pedro.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramFamília é socorrida após possível intoxicação por planta na área rural de Patrocínio
Seis grupos culturais de Patrocínio são oficialmente reconhecidos como Pontos de Cultura
Prefeitura cria comissão e define detalhes da 1ª Meia Maratona de Patrocínio
Polícia apreende celulares chineses sem nota fiscal na BR-146, em Serra do Salitre
Nota de Falecimento: Carlos Humberto Amaro da Silva, aos 59 anos