Falta água em Patrocínio que ainda tem chegado suja; DAEPA culpa interrupção no fornecimento de energia

Falta água em Patrocínio que ainda tem chegado suja; DAEPA culpa interrupção no fornecimento de energia

Nas redes sociais, população compartilhou fotos e vídeos da situação da água

Texto:

Postado em: 19/09/2024

A interrupção no fornecimento de água em Patrocínio, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (18), por volta das 18h, tem gerado uma série de problemas para a população. Além da falta de água entre ontem e hoje, diversos relatos apontam que a água tem chegado às residências com coloração suja, barrenta e até mesmo com textura grudenta. Fotos e vídeos mostrando a situação têm sido compartilhados nas redes sociais.

Segundo o superintendente do Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio (DAEPA), Ronaldo Correia de Lima, a interrupção foi causada por um problema de falta de energia, que é fornecida pela Cemig, que atingiu a Estação Elevatória de Água Bruta do Córrego Feio e a Estação de Tratamento de Água.


Vídeo da água chegando totalmente suja no bairro São Vicente impressiona

À Módulo FM, Ronaldo relatou que a energia ficou instável e, quando voltou, causou danos ao sistema de refrigeração dos painéis e ao gerador, o que prolongou ainda mais o tempo de interrupção. "Quando a energia voltou, causou danos não só na rede, mas também nos ares que refrigeram os painéis. Passamos a noite lá para tentar resolver o problema", afirmou.

OUÇA ABAIXO O QUE DISSE O SUPERINTENDENTE DO DAEPA

Ele também explicou que a qualidade da água foi afetada pelo esvaziamento das redes antigas, que ainda contêm sedimentos acumulados ao longo de anos. Isso resultou em água suja chegando às torneiras, principalmente em áreas onde as tubulações ainda não foram substituídas.

O DAEPA informou que o fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 11h desta quinta-feira (19), mas a normalização completa do abastecimento deve levar mais tempo, e a água pode continuar apresentando turbidez temporária. "Os geradores são um socorro para 2 a 3 horas no máximo... mas não de 16 a 18 horas sem energia. Os dois juntos conseguem manter cerca de 30 a 40 litros por segundo, enquanto nossa meta é 400 litros por segundo", finalizou Ronaldo.

A população é orientada a economizar água até que o sistema esteja completamente regularizado.

⌨️ Por André Luiz Costa e Jânio Luiz | Módulo FM

 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram