.
Postado em: 06/05/2022
Estão abertas, até 11 de maio, as inscrições para o Concurso Internacional do Queijo, realizado durante a ExpoQueijo Brasil 2022, em Araxá, na região do Alto Paranaíba. O evento, que ocorre entre os dias 2 e 5 de junho, no Tauá Grande Hotel Termas, pretende repetir o sucesso da última edição.
A expectativa é superar o marco do ano passado, com mais de 800 concorrentes inscritos. Produtores interessados em participar devem consultar o regulamento pelo site: https://www.expoqueijobrasil.com.br/concurso.
O Concurso Internacional do Queijo avalia e premia alguns dos melhores produtos no mercado, por grupo de jurados especialistas no assunto, de diversas partes do mundo. Os objetivos são agregar valor e dar visibilidade aos queijos com certificações nacionais e internacionais - estas últimas desde que legalmente aprovadas no Brasil -, pelos órgãos competentes de fiscalização e serviços de inspeção municipal, estadual, federal ou com o Selo Arte.
Das 188 premiações realizadas em 2021, os queijos mineiros conquistaram 66 medalhas, sendo 22 de ouro, 19 de prata e 25 de bronze. Minas Gerais liderou o ranking de campeões entre os estados brasileiros, seguido por São Paulo, com cinco condecorações de ouro, dez de prata e quatro de bronze.
Já entre os concorrentes estrangeiros, os italianos conquistaram o Super Ouro e levaram mais cinco medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Também foram destaque o Peru, com seis premiações, e Portugal, com duas.
Para se inscrever no concurso, é necessário preencher um formulário eletrônico, disponível no site do evento. É imprescindível a apresentação de registro sanitário oficial, emitido pelas autoridades competentes.
Segundo a extensionista da EMATER, Sandra Pereira, os produtores registrados em algum órgão competente podem participar, na região há o S.I.M. e o IMA, e convida todos os produtores da região para estarem participando deste importante evento.
“É importante a gente falar que nesse evento vem produtores de queijo do mundo inteiro concorrendo no evento. Então, com isso, valoriza muito tanto os nossos queijos, os queijos artesanais, quanto os produtores”, afirmou.
O produtor pode concorrer em até três categorias, porém apenas com um queijo em cada uma delas. Os grupos são divididos por características dos produtos, como: o tipo de leite, o tratamento da coalhada, a maturação, a casca, entre outras.
A última etapa é o envio do queijo artesanal para o endereço indicado no site, com data-limite de 29 de maio, caso prefira o endereçamento postal, ou entre 20 de maio e 1º de junho, das 9h às 16h, se optar por entregá-lo em mãos para a comissão organizadora.
A ExpoQueijo Brasil 2022 – Araxá International Cheese Awards é uma realização da Bonare Eventos, com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e das suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além de diversas outras instituições dos setores público e privado.
Redação Módulo/Rafael Pires – com informações e texto Agência Minas
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramNota de Falecimento: Eurípedes Aparecido de Camargos, aos 65 anos
Patrocinense Gabriel Ávila conquista título Sul-Americano de Jiu-Jitsu e garante vaga no Mundial
MEC cogita iniciar inscrições do Sisu 2025 no dia 15 de janeiro
ENTREVISTA: 3º Fórum de Turismo do Cerrado Mineiro dias 22 e 23/11 no auditório da Dulcerrado
Evento celebra com sucesso os 10 anos do curso de Gestão Comercial do IFTM Patrocínio