Produção sustentável da Fazenda Recanto, em Patos de Minas, é verificada pelo programa Carbon on Track do Imaflora
Postado em: 16/07/2024
A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) lançou, no dia 12 de julho, o primeiro café industrializado da região com verificação de baixo carbono, certificada pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) através do programa Carbon on Track. Este lançamento marca um avanço significativo para a cafeicultura sustentável na Região do Cerrado Mineiro.
O café, produzido pelo cafeicultor Cláudio Nasser, da Fazenda Recanto em Patos de Minas, destaca-se por práticas agrícolas inovadoras e sustentáveis. Nasser, cooperado da Expocacer desde 2011, integra um grupo pioneiro de produtores que implementam técnicas de baixa emissão de carbono em mais de 3.270 hectares de café.
O programa Carbon on Track do Imaflora visa promover a agropecuária de baixo carbono e a restauração florestal. Através dele, empreendimentos agropecuários podem avaliar suas emissões e remoções de gases de efeito estufa, utilizando metodologias reconhecidas internacionalmente.
Cláudio Nasser ressaltou a importância da sustentabilidade: "A sustentabilidade significa olhar para o futuro e garantir que as próximas gerações desfrutem do que estamos construindo hoje. Com a nossa forma atual de conduzir a cafeicultura, podemos imaginar nossos netos e bisnetos aproveitando essas mesmas oportunidades."
Farlla Gomes, Gerente Técnica em Sustentabilidade da Expocacer, expressou o orgulho pelo projeto: "Nossos cooperados produzem cafés de qualidade com baixa emissão de carbono e estão comprometidos em reduzir cada vez mais os gases de efeito estufa. Liderar essa jornada junto aos nossos cooperados é motivo de grande orgulho."
⌨️ Com Ascom Expocaccer
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPrefeitura de Patrocínio alerta para golpe envolvendo falsas mensagens sobre cancelamento da CNH
Casal de Patrocínio que morreu no mesmo dia emociona o Brasil e viraliza nas redes sociais
Thiago Malagoli confirma convite para assumir Secretaria Municipal de Obras em Patrocínio
Vereador Thiago Malagoli diz que Prefeitura de Patrocínio deve R$ 5 milhões para a Santa Casa