Expocacer e Federação dos Cafeicultores promovem café do cerrado na maior feira do mundo, em Chicago (EUA)

Expocacer e Federação dos Cafeicultores promovem café do cerrado na maior feira do mundo, em Chicago (EUA)

Specialty Coffee Expo conta com 575 expositores, apresentando os produtos e serviços mais inovadores do mercado

Texto:

Postado em: 13/04/2024

Neste domingo (14) é celebrado o Dia Mundial do Café e nesta semana comemorativa a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer), em parceria com o Governo de Minas Gerais, está marcando presença na Specialty Coffee Expo, a maior feira de café do mundo, realizada em Chicago, nos Estados Unidos, que começou ontem e vai até amanhã. O objetivo é promover o melhor da cafeicultura e da culinária brasileira.

No estande, os visitantes encontram uma vasta programação, incluindo sessões de degustação de cafés e harmonização com iguarias da cozinha mineira, como rapadura, pão de queijo, doce de leite, doce de mamão e goiabada, entre outros. O chef Caio Soter está presente para orientar os participantes na escolha das melhores combinações, que incluem cafés especiais de cooperados da Expocacer, com diferentes perfis de sabor e aromas únicos. A Specialty Coffee Expo conta com 575 expositores, apresentando os produtos e serviços mais inovadores do mercado, esperando receber mais de 12 mil visitantes.

A participação na feira faz parte do projeto "Minas para o Mundo: Mundo para Minas" do Governo, que visa internacionalizar o destino e atrair mais turistas para o Estado, através das rotas de café, oferecendo uma experiência única em fazendas, cafeterias, restaurantes e atrativos turísticos. Além disso, a Expocacer é uma das principais colaboradoras da Rota do Café do Cerrado Mineiro, junto com entidades governamentais, Sebrae e empresários locais. Esta iniciativa pioneira promete desenvolver o turismo e promover os cafés de alta qualidade produzidos na região.

Recentemente, a Expocacer abriu um Hub logístico nos Estados Unidos, o maior comprador de café brasileiro, visando aumentar as vendas no mercado americano. Espera-se um aumento de 10% a 15% nas vendas no primeiro ano, impulsionado pelo crescimento global do consumo de cafés especiais brasileiros.

A Federação dos Cafeicultores do Cerrado está presente no evento, divulgando o café da região e celebrando a bebida. "Temos muito o que comemorar porque a nossa região do Cerrado Mineiro tem hoje presença de marca, com denominação de origem para mais de 50 países em todos os continentes. Somos a primeira denominação de origem para café do Brasil. Já ultrapassamos 1 milhão de sacas comercializadas com esse selo. Estamos em Chicago para participar dessa que é a maior feira do mundo promovendo os cafés do Cerrado Mineiro, em conjunto com todas as regiões brasileiras com indicação geográfica", explicou Juliano Tarabal, diretor executivo da entidade, em entrevista ao repórter Jânio Luiz, da Módulo FM.

⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM com Ascom Expocacer | Foto: Reprodução redes sociais

 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram