Etapa faz parte de uma das fases do 11º Região do Cerrado Mineiro
Postado em: 06/10/2023
A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) anunciou os ganhadores da Etapa Campeões durante uma cerimônia de revelação realizada em Patrocínio nesta quinta-feira (05).
A Expocacer é a primeira das cooperativas do Sistema Região do Cerrado Mineiro (RCM) a anunciar os produtores que concorrerão ao prêmio regional, previsto para acontecer no dia 30 de novembro, em Uberlândia.
Durante abertura do evento o Presidente da cooperativa, Fernando Nogues Beloni, ressaltou o compromisso da cooperativa em fomentar a produção de qualidade associada à sustentabilidade. “Nos orgulhamos em fazer parte deste trabalho de incentivo à produção de qualidade com responsabilidade socioambiental. Mudamos a forma de classificar os cafés quando entram no armazém, de forma que agora conseguimos identificar aqueles lotes que têm potencial para café especial. Sendo identificado, entramos em contato com os produtores para ver o interesse em disponibilizá-los para fazermos a comercialização. Nesta safra mapeamos mais de 1.200 sacas de café dos nossos produtores com notas acima de 90 pontos na tabela SCAA.”
A Etapa Campeões by Expocacer faz parte de uma das fases do 11º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, que integra outras 5 cooperativas do Sistema RCM. Este ano a cooperativa atingiu a marca de 214 amostras de café recebidas para o concurso.
A cerimônia foi marcada também pela apresentação dos princípios que norteiam o novo reposicionamento de marca da Expocacer, que foi apresentado por cooperado, colaboradores e diretores da cooperativa.
Para o anúncio dos campeões, a gerente de cafés especiais da cooperativa, Sandra Moares, explicou todo o processo de recebimento de amostras, mapeamento de qualidade e descreveu as nuances de cada café campeão.
O primeiro lugar de cada categoria recebeu uma bonificação no valor de R$ 5.000.
Categoria Cereja Descascado
Na categoria Cereja Descascado (CD) todos os primeiros lugares ficaram para produtores estreantes em concurso de qualidade de cafés, com a seguinte classificação:
1° lugar – Luciano Rodrigues Carneiro
2° lugar – Elesandra Beloni
3° lugar - Cláudio Nasser
Categoria Natural
A categoria Natural também apresentou novos nomes para os cafés especiais, dentre eles a primeira colocação que ficou com o novo cooperado, José Augusto Guimarães, que em menos de um ano de associação com a cooperativa garantiu o pódio da etapa e sua primeira participação em concurso.
1° lugar - José Augusto Guimarães
2° lugar - Amanda Elizandre Galheri Bontempo
3° lugar - Maria Soraia Guimarães
Fermentação Induzida
A premiação da categoria Fermentação Induzida incluiu um reconhecimento duplo, onde o primeiro lugar, Deyvid Oliveira Leandro, além do pódio como produtor, conquistou também o Troféu Coffee Maker, dedicado aos profissionais da qualidade da fazenda.
Para Fermentação Induzida a ordem foi a seguinte:
1° lugar - Deyvid Oliveira Leandro
2° lugar - Virgínia Helena Crivelente Ferrero
3° lugar - Joelma Ferreira
Premiação Coffee Maker
Momento tão esperado quanto a revelação dos campeões, a tradicional premiação Coffee Maker destacou o importante trabalho desenvolvido pelo colaborador e/ou equipe responsável pela qualidade dos lotes premiados nos primeiros lugares de cada categoria.
Em reconhecimento, eles receberam uma medalha e uma bonificação em dinheiro. Os Cooffe Makers da noite foram:
Categoria Cereja Descascado:
Marquinho do Cerrado
Categoria Natural:
Josué Couto
Categoria Fermentação Induzida:
Deyvid Oliveira Leandro
Daniel Henrique/Janio Luiz/Rafael Pires-Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos