O evento visa apresentar ferramentas tecnológicas que possibilitem que o cafeicultor reúna dados essenciais para monitoramento de suas lavouras
Postado em: 09/12/2021
Será realizado nesta sexta-feira (10) a partir das 13h na Fazenda 5 Estrelas, do Cooperado e ex-presidente da Expocaccer, Ricardo Bartholo, o “Expocaccer 4.0: Agricultura Inteligente”. Organizado pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) em parceria com a startup Solinfetc, o evento visa apresentar ferramentas tecnológicas que possibilitem que o cafeicultor reúna dados essenciais para monitoramento de suas lavouras.
A iniciativa faz parte do calendário das ações de promoção do desenvolvimento sustentável da cooperativa, visto que as frequentes mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos exigiram maior atenção no planejamento e controle dos produtores rurais, sobretudo os cafeicultores. Além disso, os consumidores estão exigindo cafés de qualidade e com uma produção sustentável, que considere os aspectos sociais, ambientais e econômicos.
Segundo o Coordenador de Desenvolvimento Sustentável e Estratégia da Expocaccer, Paulo Ferreira, a Fazenda 5 Estrelas foi sido escolhida para esse evento pelo motivo de já realizar alguns procedimentos que atendem o que é demandado pelo mercado exterior, principalmente.
“A estratégia nossa é de dar poder aos nossos cooperados e conhecimento novo sobre o que o mercado está pedindo, sobre uma agregação de valor ao produto deles tanto na gestão quanto na qualidade do produto. Nós escolhemos a fazenda do senhor Ricardo Bartholo justamente porque ele já tem todas essas práticas. Então o pessoal vai ver a coisa na teoria e vai ver na prática como é que o senhor Bartholo está fazendo isso e nós vamos levar para todos outros cooperados nossos”, afirmou.
Para Ricardo Bartholo estes debates são caminhos sem volta, visto que os consumidores têm buscado cada vez mais produtos orgânicos e afetem menos o meio ambiente. Além disso, ele acredita que os produtores que não fizerem essas mudanças por amor, pela vontade de melhorar o seu negócio, vão ser obrigados depois com normas e leis que irão obrigar o produtor se enquadrar.
“Então, acho que o agricultor é só ir lá com o interesse de enxergar os potenciais de negócio que vão ser apresentados e depois fazer um planejamento da sua atividade, da sua lavoura. […] Lógico que é uma opção de paradigma que você tem, os cafeicultores são sempre arraigados muito o que fazer no passado, tem que haver mudanças na cabeça, mudanças na forma de trabalhar, mas eu acho muito tranquilo e lucrativo, bastante atrativo”, pontuou.
Confira abaixo a programação do evento:
Cafeicultura de Baixo Carbono — Oseias Mendes da Costa — Coordenador de Projetos do Imaflora;
Da Porteira Para Dentro: construindo um novo manejo na agricultura sustentável — Eng. Agrônomo Antônio Reinaldo Lodo — Inovar Planejamento e Consultoria Agropecuária;
Cafeicultura Orgânica — Caio Diniz — Eng. Agrônomo — Blazer Wolthers e Associates;
Projeto Cerrado Mineiro 4.0 — Solinftec.
Confira a entrevista feita para a Rádio Módulo:
Stéfany Dias/Janio Luiz com informações ASCOM Expocaccer
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos