Estado publica edital para privatizar estradas da região, entre elas, a BR-365, em trecho que inclui Patrocínio

Estado publica edital para privatizar estradas da região, entre elas, a BR-365, em trecho que inclui Patrocínio

Por André Luiz Costa | Módulo FM com Agência Minas

Texto:

Postado em: 23/01/2026

O edital de concessão do Lote Rodoviário Noroeste foi publicado na última quarta-feira (21) pelo Governo de Minas. O projeto inclui trechos que passam por Patrocínio e prevê investimentos ao longo de 30 anos para melhorar a mobilidade e a segurança viária em 19 municípios, segundo a Agência Minas.

Com 767 quilômetros de extensão, o lote abrange partes da BR-365, CMG-496, MG-408 e MG-181, conectando os municípios contemplados a importantes corredores logísticos do Triângulo Mineiro, Norte de Minas e região Central. O contrato estima R$ 7,5 bilhões em investimentos.

Além de Patrocínio, o projeto contempla Guimarânia, Patos de Minas, Lagoa Formosa, Varjão de Minas, Presidente Olegário, João Pinheiro, São Gonçalo do Abaeté, Buritizeiro, Pirapora, Várzea da Palma, Jequitaí, Claro dos Poções, São João da Lagoa, Montes Claros, Lassance, Corinto, Bonfinópolis de Minas e Brasilândia de Minas.

O leilão está previsto para março de 2026. Antes da assinatura do contrato, será necessária a formalização da transferência do trecho da BR-365 entre Patrocínio e Montes Claros pelo Governo Federal.

Entre as intervenções previstas estão a duplicação de 80 km, implantação de 75 km de acostamentos, 19 km de vias marginais e o asfaltamento de 110 km de estradas hoje não pavimentadas. O projeto inclui ainda 35 passarelas, melhorias em 277 acessos, 26 intervenções em pontes e viadutos e 102 dispositivos em interseções, como rotatórias e retornos.

As rodovias concedidas terão atendimento ao usuário 24 horas, com guincho, socorro médico e mecânico, bases operacionais e monitoramento do tráfego. Está previsto também o reforço estrutural da ponte sobre o Rio das Velhas, na BR-365, km 148, no primeiro ano da concessão — trecho atualmente interditado para veículos de carga.

Segundo o governo estadual, o projeto busca reduzir acidentes em trechos críticos e fortalecer o escoamento da produção, com impacto direto no desenvolvimento regional, especialmente para Patrocínio e cidades do entorno.

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram