Material atende às exigências federais e têm germinação mínima de 70%, ausência de insetos vivos e 98% de pureza
Postado em: 02/06/2023
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) inicia a comercialização de sementes qualificadas de café no ano de 2023. Os materiais são disponibilizados pelos campos experimentais de Três Pontas, Machado e São Sebastião do Paraíso (Sul de Minas) e Patrocínio (Alto Paranaíba) e atendem às exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tais como germinação mínima de 70%, ausência de insetos vivos e 98% de pureza.
A engenheira agrônoma e assessora técnica da Epamig, Vanessa Figueiredo, destaca que a opção por sementes qualificadas é essencial para a formação de mudas sadias. "O investimento na formação da lavoura de café é alto. Então, o produtor deve ter atenção especial na hora de adquirir as sementes. Uma semente qualificada irá produzir mudas vigorosas e, consequentemente, contribuir para a obtenção de uma lavoura com alto potencial produtivo”.
As cultivares oferecidas estão cadastradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC). A quantidade e as variedades disponibilizadas podem variar entre as unidades.
No Campo Experimental de Patrocínio, as sementes disponíveis são das cultivares Topázio MG 1190, MGS Epamig 1194, Catiguá MG 2, MGS Ametista, MGS Aranãs, Pau-Brasil MG 1, MGS Paraíso 2, MGS Catiguá 3, Sarchimor MG 8840, Acaiá Cerrado MG 1474, Rubi MG 1192, Catuaí Amarelo IAC 62, Catuaí Vermelho IAC 99 e IAC 144, Mundo Novo IAC 379/19.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram