Campos Experimentais de Três Pontas e Patrocínio oferecem materiais armazenados em câmara fria de oito cultivares diferentes
Postado em: 24/01/2024
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) iniciou a comercialização de sementes de café de alta qualidade nos Campos Experimentais de Três Pontas, no Sul de Minas, e Patrocínio, no Alto Paranaíba.
O material foi colhido na safra passada e armazenado em câmara fria, para que as características das sementes fossem preservadas por um período mais longo.
“Com as sementes de câmara fria, o produtor consegue obter mudas vigorosas mais cedo no ano, pois as mudas ficam prontas entre outubro e novembro, que é inclusive o período de chuvas. Então, é bastante vantajoso para aqueles que procuram antecipar o plantio do café em suas propriedades”, explica a pesquisadora da Epamig Vanessa Figueiredo.
Segundo ela, as sementes disponibilizadas atendem aos parâmetros de exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da legislação vigente, que são germinação mínima de 70%, ausência de insetos vivos e 98% de pureza.
“É muito importante que os produtores deem a devida atenção à qualidade do material que vão plantar, pois isso irá influenciar diretamente na produtividade das lavouras e também na qualidade final da bebida”, acrescenta Vanessa.
As sementes devem ser retiradas nos Campos Experimentais da Epamig localizados nos municípios de Três Pontas e Patrocínio, e o valor é de R$ 70 o quilo.
No Campo Experimental de Patrocínio, as sementes disponíveis são das cultivares Topázio MG 1190, MGS Epamig 1194, Catuaí Amarelo IAC 62, Catuaí Vermelho IAC 99, Catuaí Vermelho IAC 144 e Catiguá MG2. Os contatos do CE de Patrocínio são: (34) 3831-1777 e cepc@epamig.br.
Agência Minas
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram