Em 15 anos de Lei Seca, Brasil registra média de oito infrações de trânsito por hora

Em 15 anos de Lei Seca, Brasil registra média de oito infrações de trânsito por hora

Por Juliano Resende

Texto:

Postado em: 26/09/2023

Nesta segunda-feira (25), a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), vinculada ao Ministério dos Transportes, divulgou dados alarmantes sobre a Lei Seca no Brasil, que está em vigor há 15 anos. De acordo com os números revelados, o país tem registrado uma média de oito infrações de trânsito por hora relacionadas ao consumo de álcool.

O estudo revela que o dia com maior incidência de infrações é o domingo, com um pico notável entre 17h e 18h, quando muitos brasileiros costumam sair para aproveitar o fim de semana. Surpreendentemente, mais da metade das infrações ocorrem aos sábados e domingos, com um pico ainda mais preocupante entre 23h e 0h.

Os dados revelam que o perfil predominante dos proprietários de veículos autuados é majoritariamente masculino, com uma média de 42 anos, e residem nas capitais dos estados brasileiros.

A Senatran conseguiu traçar um perfil mais detalhado dos infratores, com base principalmente na identificação dos proprietários dos veículos. Mais de 80% dos casos envolvem condutores do sexo masculino, sendo que 90% das infrações foram cometidas por pessoas com mais de 30 anos, que em média tiraram a primeira habilitação há 16 anos da data da infração.

Além disso, mais de 90% dos veículos autuados eram de categoria particular, e cerca de 80% eram classificados como "veículos leves", incluindo automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários. Os automóveis lideraram as infrações, respondendo por mais de 65% dos casos.

O estudo também revelou que a grande maioria dos veículos (97%) contou com o registro de apenas uma infração. Cerca de 32 mil veículos tiveram dois ou três registros, enquanto outros 272 veículos acumularam entre quatro e cinco infrações. Surpreendentemente, apenas oito veículos tiveram mais de seis infrações ao longo desses 15 anos.

O relatório da Senatran também permitiu mapear as infrações em todo o país, destacando os estados, capitais e cidades com o maior número de ocorrências. Entre os estados, Minas Gerais lidera o ranking com 187 mil infrações, seguido por São Paulo, com 162 mil registros, e Paraná, com 83 mil ocorrências. Juntos, esses três estados representam mais de 40% das infrações à Lei Seca no país.

As áreas continentais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo também apresentaram altos números de autuações, assim como o eixo da BR-101, no Nordeste, que atravessa grande parte das capitais nordestinas.

Em relação às capitais, Belo Horizonte (MG) lidera o ranking com 48 mil ocorrências, seguida por Brasília (DF), com 36 mil autuações, São Paulo (SP) com 25 mil infrações, Rio de Janeiro (RJ) com 16 mil registros e Porto Velho (RO) com 15 mil multas.

Esses dados reforçam a necessidade contínua de conscientização e fiscalização para combater o consumo de álcool ao volante e garantir a segurança no trânsito em todo o país.

 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram