Por Juliano Resende
Postado em: 26/09/2023
Nesta segunda-feira (25), a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), vinculada ao Ministério dos Transportes, divulgou dados alarmantes sobre a Lei Seca no Brasil, que está em vigor há 15 anos. De acordo com os números revelados, o país tem registrado uma média de oito infrações de trânsito por hora relacionadas ao consumo de álcool.
O estudo revela que o dia com maior incidência de infrações é o domingo, com um pico notável entre 17h e 18h, quando muitos brasileiros costumam sair para aproveitar o fim de semana. Surpreendentemente, mais da metade das infrações ocorrem aos sábados e domingos, com um pico ainda mais preocupante entre 23h e 0h.
Os dados revelam que o perfil predominante dos proprietários de veículos autuados é majoritariamente masculino, com uma média de 42 anos, e residem nas capitais dos estados brasileiros.
A Senatran conseguiu traçar um perfil mais detalhado dos infratores, com base principalmente na identificação dos proprietários dos veículos. Mais de 80% dos casos envolvem condutores do sexo masculino, sendo que 90% das infrações foram cometidas por pessoas com mais de 30 anos, que em média tiraram a primeira habilitação há 16 anos da data da infração.
Além disso, mais de 90% dos veículos autuados eram de categoria particular, e cerca de 80% eram classificados como "veículos leves", incluindo automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários. Os automóveis lideraram as infrações, respondendo por mais de 65% dos casos.
O estudo também revelou que a grande maioria dos veículos (97%) contou com o registro de apenas uma infração. Cerca de 32 mil veículos tiveram dois ou três registros, enquanto outros 272 veículos acumularam entre quatro e cinco infrações. Surpreendentemente, apenas oito veículos tiveram mais de seis infrações ao longo desses 15 anos.
O relatório da Senatran também permitiu mapear as infrações em todo o país, destacando os estados, capitais e cidades com o maior número de ocorrências. Entre os estados, Minas Gerais lidera o ranking com 187 mil infrações, seguido por São Paulo, com 162 mil registros, e Paraná, com 83 mil ocorrências. Juntos, esses três estados representam mais de 40% das infrações à Lei Seca no país.
As áreas continentais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo também apresentaram altos números de autuações, assim como o eixo da BR-101, no Nordeste, que atravessa grande parte das capitais nordestinas.
Em relação às capitais, Belo Horizonte (MG) lidera o ranking com 48 mil ocorrências, seguida por Brasília (DF), com 36 mil autuações, São Paulo (SP) com 25 mil infrações, Rio de Janeiro (RJ) com 16 mil registros e Porto Velho (RO) com 15 mil multas.
Esses dados reforçam a necessidade contínua de conscientização e fiscalização para combater o consumo de álcool ao volante e garantir a segurança no trânsito em todo o país.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos