Informações sobre como votar, documentos necessários, justificativa eleitoral, transporte gratuito e o sigilo do voto foram abordadas
Postado em: 05/10/2024
A juíza eleitoral Maria Tereza Horbatiuk Hypólito, responsável pela 211ª Zona Eleitoral de Minas Gerais, que inclui os municípios de Patrocínio, Guimarânia, Cruzeiro da Fortaleza e Serra do Salitre, fez importantes esclarecimentos à Módulo FM sobre as eleições municipais de 2024, que acontecerão neste domingo, 6 de outubro. Confira os principais pontos:
"Os eleitores votarão, primeiro, para vereador, com 5 dígitos, e depois para prefeito, com 2 dígitos. O eleitor pode levar uma colinha no material de sua preferência, desde que seja físico e não digital."
"Todos os eleitores devem levar um documento oficial com foto. Esse documento pode ser físico, como RG, carteira de motorista, ou digital, como o e-Título, que só terá validade se já contiver foto e o eleitor tiver cadastrado a biometria."
"Se não for possível votar, o eleitor pode justificar no dia da eleição pelo aplicativo e-Título ou em qualquer seção de votação. A justificativa também pode ser feita até o dia 4 de dezembro no cartório eleitoral ou via aplicativo, desde que seja acompanhada de um documento que comprove a impossibilidade de comparecimento."
"Somente os veículos a serviço da Justiça Eleitoral poderão realizar o transporte gratuito de eleitores, em rotas previamente cadastradas. Na zona rural, haverá transporte com saídas às 9h e retorno às 15h. Em Patrocínio, o transporte coletivo regular será gratuito para eleitores da zona urbana."
"O voto é secreto. Quem afirma que pode descobrir em quem um eleitor votou está mentindo. Não há como consultar a escolha do eleitor através da sua seção ou número do título. O eleitor pode votar com tranquilidade, sabendo que apenas a sua consciência o acompanha."
⌨️ Por André Luiz Costa | Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram