Cientista político explica que se trata apenas de uma questão conceitual. Foto: Agência Brasil
Postado em: 12/11/2020
O cientista político Felipe Nunes explica que a diferença entre voto em branco e voto nulo está apenas no conceito. O eleitor pode optar pelas opções quando não deseja votar em nenhum dos candidatos concorrentes.
“O voto nulo acontece quando o eleitor digita um número que não existe, como por exemplo, o 00 ou o 99. Tem muita gente que acredita na ideia de que se o número de votos nulos for maior do que a soma dos votos absolutos a eleição seria cancelada, o que não é verdade. A lei eleitoral é muito clara, e o eleito tem que ter a maioria dos votos válidos” explica Nunes.
De acordo com o cientista político, o voto branco representa uma pessoa que não quer votar em ninguém e escolhe essa opção. “A confusão é que antes de 1988 os votos brancos eram computados para o vencedor da eleição. Aquele que tivesse mais votos tinha os votos brancos somados, mas depois da Constituição de 1988 ele passou a ser contabilizado como nulo” informa Felipe Nunes.
Os eleitores que participarem da votação no próximo domingo (15/11) devem realizar duas operações na urna; a primeira para escolha do prefeito com dois dígitos, e a segunda para vereador com cinco dígitos.
Vídeo da Amirt explica diferença entre os votos nulos e brancos
Daniel Henrique/Módulo FM
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos