Dr. Lucas Siqueira explica como patrocinenses podem fazer doações de sangue

Dr. Lucas Siqueira explica como patrocinenses podem fazer doações de sangue

.

Texto:

Postado em: 21/01/2022

O estoque de sangue no Hemominas está baixo e a entidade tem pedido ajuda aos doadores para estarem indo nas unidades mais próximas. No entanto, em Patrocínio as pessoas que doam sangue tem um pouco de dificuldade, pois os hemocentros mais próximos estão nas cidades de Patos de Minas e Uberlândia, o que acaba exigindo maior comprometimento dos patrocinenses.

Em entrevista à Módulo FM nesta quinta-feira (20) o Dr. Lucas Campos de Siqueira, médico responsável técnico do Instituto de Patologia e Hematologia Siqueira, Medicina Laboratorial, explicou que há uma Agência Transfusional em Patrocínio que auxilia os doadores da cidade.

210122-ESTOQUESANGUEMG

Segundo ele, o sistema funciona com uma hierarquia, existe o Hemominas que está sediada em Belo Horizonte que coordena todos os Hemocentros regionais pelo Estado de Minas e esses, por sua vez, comanda uma série de Agências Transfusionais e tais são responsáveis por armazenar o sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematólogicos pré-transfusionais, além de liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos hospitais.

“Nós temos aqui próximos à Patrocínio o Hemocentro de Uberlândia, de Uberaba e temos o de Patos de Minas e cada um desses coordena uma série de agências transfusionais. O que é agência transfusional? É a ponta do sistema, onde a gente pega o sangue já coletado e fracionado, já preparado lá em Uberlândia, que é o caso da nossa referência, a gente pega esse sangue lá acondiciona ele dentro da agência transfusional aqui em Patrocínio, nas condições adequadas e exigidas pela vigilância sanitária, e fazemos os testes pré-transfusionais, que são aqueles testes onde se vê a compatibilidade entre o sangue de quem vai receber com o sangue que está dentro daquela bolsa que vai ser doada”, explicou.

Dr. Lucas Siqueira ainda informou que a queda nos estoques se deve principalmente por conta da pandemia que a sociedade está enfrentando, pois há poucas pessoas doando e as transfusões e cirurgias voltaram a ocorrer normalmente. Porém, isto serviu de alerta para o Hemominas e talvez os responsáveis possam pensar em abrir mais locais de doações em Minas Gerais.

“Quem tiver interesse fazer doação de sangue hoje, nós estamos com um ônibus funcionando todo mês, todo último sábado do mês ele vai à Uberlândia levando potenciais doadores de sangue. Portanto, quem tiver interesse é só ligar na Santa Casa, pedir para falar na Agência Transfusional, deixa o nome e o contato que assim que a gente marcar a próxima viagem, a gente entra em contato com essas pessoas”, afirmou.

A Igreja Adventista de Patrocínio também tem ajudado recrutar possíveis doadores. Vale lembrar que as pessoas passam por exames para verificar se podem fazer a doação, não podem ter menos de 50 kg, ter idade entre 16 e 69 anos e não ter tido resfriado, gripe ou covid recentemente.

 

Stéfany Dias/Janio Luiz – Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram