Treinador comunicou a sua decisão ao clube paulista neste domingo
Postado em: 08/01/2024
Dorival Júnior será o novo treinador da seleção brasileira. O técnico aceitou o convite de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e já comunicou ao São Paulo a sua decisão. O anúncio oficial da Confederação Brasileira de Futebol deve ocorrer até esta quarta-feira (10/01).
Principal alvo da CBF depois da demissão de Fernando Diniz, Dorival Júnior recebeu os primeiros contatos de Ednaldo nos últimos dias e gostou do que ouviu. O técnico sempre teve o sonho de treinar a Seleção e ficou balançado com a oportunidade.
Apesar da insegurança por causa das disputas políticas na CBF, Dorival Júnior aceitou o convite para treinar o Brasil no ciclo para a Copa do Mundo de 2026.
História de Dorival com o futebol:
O futebol está na vida do novo técnico da seleção brasileira, Dorival Júnior, desde que ele deu os primeiros passos na vida, em Araraquara, interior de São Paulo, em 1962.
Em 1983, estreou pela Ferroviária da qual um dia ele foi mascote. Ali iniciava uma trajetória de muitas mudanças de clubes.
Volante, Dorival jogou por 12 clubes, entre eles Palmeiras, Grêmio, Juventude, Coritiba, e, no interior paulista, pelo Guarani, Araçatuba, Matonense e Botafogo-SP, onde encerrou a carreira como atleta, mas seguiu no futebol como treinador.
O treinador Dorival Júnior:
Se como jogador as taças e conquistas não tiveram tanto impacto, como treinador a situação foi bem diferente. Além dos troféus com os mais diversos clubes, Dorival acumulou prêmios individuais que o credenciaram a se tornar técnico da seleção brasileira. Tudo começou em 2002, com uma passagem rápida pela Ferroviária, clube que o revelou para o futebol. No ano seguinte, se tornou gerente de futebol do Figueirense, mas por conselhos de Muricy Ramalho, então treinador do clube catarinense na época, ele voltou ao cargo assim que Muricy saiu para assumir o Internacional.
Em 2004, o primeiro título na função: o Campeonato Catarinense. Entre 2004 e 2009, Dorival dirigiu equipes como Fortaleza, Criciúma, Juventude, Sport, Avaí, São Caetano, Cruzeiro, Coritiba e Vasco.
Em 2010, iniciou o trabalho que daria mais visibilidade até aquele momento. Dorival assumiu o Santos de Neymar e Ganso e montou uma equipe que jogava um futebol bonito e ofensivo. Em meio a muitas goleadas aplicadas, o Peixe de Dorival conquistou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.
A sua trajetória no Peixe foi abreviada devido a um atrito que ele teve com Neymar. Em uma partida contra o Atlético-GO, o atacante foi impedido de cobrar um pênalti pelo treinador. O jogador não gostou e o xingou. Dorival, então, avisou a diretoria que não iria utilizá-lo no clássico contra o Corinthians, os dirigentes não gostaram e o demitiram.
Dorival voltou a rodar por diversos clubes: Atlético-MG, Internacional, Flamengo, Fluminense, Palmeiras...
Em 2019, Dorival Júnior descobriu um câncer de próstata que o fez vencer outro adversário. A doença fez o treinador interromper a carreira por alguns meses. Em 27 de dezembro de 2019, retornou para assumir o Athletico Paranaense, foi campeão paranaense no ano seguinte, mas os maus resultados o fizeram ser demitido logo em seguida.
Em 2021, o técnico não trabalhou e, em 2022, aceitou a proposta do Ceará. Ela não demoraria muito, porque logo em seguida veio o assédio do Flamengo. Dorival estava prestes a viver o ápice da sua carreira. No dia 10 de junho de 2022, ele foi anunciado no clube carioca e iniciou uma trajetória vencedora. Em menos de seis meses, ele acertou a equipe que vinha mal com Paulo Sousa, e faturou os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, o maior título de sua carreira. Inesperadamente não houve manutenção no seu trabalho, e a diretoria do Flamengo optou por demiti-lo. De acordo com Dorival, ele foi pego de surpresa, mas confessa não ter ficado rusgas pela decisão.
Em abril de 2023, Rogério Ceni foi demitido do São Paulo, e Dorival foi prontamente contratado. No clube paulista, teve novamente êxitos na disputa de mata-matas e conquistou a inédita Copa do Brasil pelo Tricolor paulista.
As recentes conquistas fizeram o técnico de 61 anos de idade se tornar o principal alvo da CBF. Neste domingo, ele aceitou o convite para se tornar o técnico da seleção brasileira.
Anderson Rocha/Globo Esporte
Foto: Agência Brasil
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos