Por Juliano Resende
Postado em: 07/02/2024
Com o objetivo de garantir um Carnaval seguro e respeitoso, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou a campanha estadual "Carnaval da Liberdade. Carnaval da Tranquilidade" sob o slogan "Depois do não, é crime, uai!". A iniciativa visa orientar os foliões sobre condutas seguras e conscientizar sobre a importância do respeito às mulheres durante os festejos.
A campanha inclui vídeos, cards para redes sociais, leques, adesivos, panfletos e cartilhas com dicas para evitar crimes e situações de risco. Equipes da PCMG estão distribuindo material informativo tanto na capital quanto no interior do estado, contando com a adesão de instituições parceiras para reforçar a segurança nos eventos.
O delegado João Martins Teixeira Barbosa explicou que a campanha visa informar sobre condutas criminosas, conscientizar sobre o respeito durante o Carnaval e prevenir crimes contra a dignidade sexual das mulheres. A delegada Nicole Perim destacou que importunação sexual, estupro e outras formas de violência contra a mulher são crimes graves, e o consentimento é fundamental.
Além de abordar a violência sexual, a campanha oferece orientações para segurança pessoal, visando reduzir furtos, roubos e outros incidentes durante as festividades. Os foliões são aconselhados a tomar precauções com seus pertences, evitar sair sozinhos e ficar atentos a possíveis golpes, especialmente durante transações financeiras.
Para casos de ocorrências durante o Carnaval, a PCMG lembra que há opções de registro de ocorrência tanto em unidades policiais quanto na Delegacia Virtual, que oferece simplicidade, comodidade e segurança para o registro de diversos tipos de incidentes, com a mesma validade do registro presencial.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos