Da redação da Módulo FM com Cresol
Postado em: 20/01/2026
A Cresol deu início ao calendário de assembleias de 2026, momento em que os cooperados participam da prestação de contas e das decisões sobre o futuro da cooperativa. As reuniões ocorrem anualmente entre fevereiro e abril e envolvem as 57 cooperativas filiadas ao sistema.
Nas chamadas assembleias de relacionamento, realizadas presencialmente nas cidades onde há agências da Cresol, são apresentados indicadores financeiros e ações desenvolvidas ao longo do ano. Os cooperados também podem fazer sugestões e apontamentos.
Já a Assembleia Geral Ordinária (AGO), prevista em lei, é a etapa em que ocorrem as deliberações oficiais. Ela pode ser realizada de forma presencial, virtual ou híbrida. Cada associado tem direito a um voto, independentemente do valor investido ou da movimentação financeira.
Entre as decisões tomadas está a destinação das sobras financeiras da cooperativa. Parte dos recursos é direcionada a fundos de reserva e projetos sociais e educacionais, enquanto outra parte pode ser distribuída aos cooperados de forma proporcional à participação de cada um.
Segundo o presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, a participação dos associados é fundamental para o funcionamento do modelo cooperativista e para o acompanhamento da gestão.
As datas e locais das assembleias serão divulgados por cada cooperativa filiada por meio de seus canais de comunicação. Atualmente, a Cresol atua em 19 estados brasileiros, com mais de 1 milhão de cooperados e cerca de mil agências.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram