Corpo de Bombeiros realizou treinamento de vistoria e corte de árvores, visando período chuvoso em Patrocínio

Corpo de Bombeiros realizou treinamento de vistoria e corte de árvores, visando período chuvoso em Patrocínio

Por Juliano Resende

Texto:

Postado em: 21/12/2022

Atento ao início do período chuvoso, o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Patrocínio realizou treinamento de Operações em Árvores”. O treinamento tem como referências a ITO 06 e o Manual de Bombeiros Militar (Mabom) de Vistoria, Poda e Corte de Árvores.

O treinamento capacitou 20 bombeiros militares de diferentes regiões, do 12° BBM sendo elas: Unaí, Paracatu, João Pinheiro, Patos de Minas e Patrocínio.

No treinamento foram repassados os procedimentos e aspectos que devem ser observados para a realização de uma efetiva vistoria em árvores. Os bombeiros militares também puderam praticar o lançamento de retinidas e cordas, o direcionamento de galhos e a escalada em árvore, exercitando em suas diversas modalidades.

O treinamento também foi destinado ao aprimoramento das técnicas de poda e supressão das árvores. Os conteúdos ministrados no treinamento conferiram aos alunos maior efetividade e segurança nas operações em árvores, reverberando tais resultados em toda sociedade.

Atendimento frequente

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) já efetuou aproximadamente mais de 15 mil atendimentos relacionados a vistoria, corte e supressão de árvores em todo o estado.

No período chuvoso observa-se aumento significativo do número de ocorrências de quedas de árvores. Aumento este que está relacionado às fortes chuvas que atingem árvores doentes, com partes ocas, pragas e raízes expostas (devido à erosão), fatores que aumentam potencialmente o risco. Razão pela qual torna-se essencial aprimorar as técnicas empregadas neste tipo de ocorrência, com o fim de oferecer um resultado mais apropriado em cada região.  

 

 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram