Por Juliano Resende
Postado em: 10/11/2022
O Corpo de Bombeiro Militar de Patrocínio capacitou, nesta terça-feira (08/11), policiais militares e socorristas do Samu no curso Abordagem Técnica a Tentativa de Suicídios. Durante o treinamento (teórico e prático), os abordadores aprendem noções básicas de psicologia e psicopatologia da mente, técnicas adequadas de abordagem a pessoas com sofrimento psíquico em tentativas de suicídio, isoladamente e em equipe, procedimentos desejáveis e os que devem ser evitados nas ocorrências.
Para os bombeiros, o objetivo da capacitação e da qualificação constante em abordagem técnica a tentativas de suicídios é dar uma resposta à sociedade para um problema de extrema relevância, que precisa ser enfrentado por profissionais diferenciados e bem treinados.
Estatísticas recentes mostram que a cada 46 minutos uma pessoa tira a própria vida no Brasil. Por isso, estamos enfrentando o problema e somos uma tropa de “abordadores” em todo Estado, preparados para atuar com assertividade em situações desse tipo. Se antes utilizávamos o fator surpresa a fim de distrair a vítima e retirá-la do local, hoje atuamos com uma abordagem mais técnica e humanizada.
A ideação suicida é resultado de uma conjunção de vulnerabilidades biológicas, psíquicas e sociais, como depressão, experiência patológica de luto, transtornos de personalidade, dentre outras causas.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramNota de Falecimento: Cristina Aparecida Pereira Batista (Pina), aos 60 anos
Nota de Falecimento: Heloisa Helena de Magalhães, aos 68 anos
Homem é detido após suspeita de importunação sexual em ônibus que chegava a Patrocínio
Detento é encontrado morto em cela do Presídio Sebastião Sátiro, em Patos de Minas
PRF encontra quase 2 toneladas de maconha em carreta acidentada na BR-365