Portaria do Ministério da Agricultura estabelece padrão oficial de classificação
Postado em: 13/03/2023
No início de 2023 entrou em vigor a portaria do Ministério da Agricultura que estabelece o padrão oficial de classificação do café torrado. Ela determina que os rótulos tragam mais informações aos consumidores e trata da unificação dos Selos de Pureza e Qualidade do produto.
Para receber o selo, além de ser puro, o café precisa atingir os requisitos mínimos de qualidade exigidos pela portaria. Se isso não ocorrer, o produto será identificado na embalagem como Fora de Tipo e não terá o selo da Associação Brasileira da Indústria de Café.
A certificação demora um ano e para isso o fabricante deve preencher uma ficha técnica e enviar uma amostra de dois quilos. São feitas as análises do tipo, cor, aspecto, peneira e torra, sendo necessária a aprovação em todas as fases.
O selo é concedido pela Associação Brasileira de Café Especiais, que faz novas análises do produto posteriormente, sem aviso prévio. Os cafés que não atingem o padrão mínimo de qualidade são classificados como Fora de Tipo. Já aqueles considerados fraudados ou impuros são impedidos de serem comercializados.
Módulo FM com informações da Agência Rádio 2
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos