.
Postado em: 13/05/2022
Foi publicado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) na última segunda-feira (09) uma deliberação que cria o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que cadastrará todos os condutores que não cometerem infrações de trânsito por um período de 12 meses. O anúncio havia ocorrido na abertura da Campanha Maio Amarelo, realizada no dia 04 de maio.
Segundo a deliberação, o cadastro positivo é previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pelo artigo 268-A. Agora, através dele condutores que possuírem uma boa conduta no trânsito e estiverem presentes na base de dados poderão receber benefícios fiscais ou tarifários oferecidos pela União, pelos Estados e pelos Municípios. Com a resolução, o registro pode ser implantado em até 180 dias.
Para ser cadastrado no RNPC, o condutor deverá conceder autorização prévia, por meio de aplicativo ou outro meio eletrônico regulamentado pelo Contran. Além disso, deverá autorizar a possibilidade de outros cidadãos visualizarem seu cadastro.
O cadastro será excluído:
O registro também será integrado ao sistema do Poder Judicial, na forma regulamentada pelo Contran e a atualização dos dados será realizada até o oitavo dia útil de cada mês.
Maio Amarelo
O movimento internacional criado para conscientizar os motoristas de todo o mundo sobre a importância de um trânsito cada vez mais seguro, o Maio Amarelo, em 2022 tem o tema “Juntos salvamos vidas”. Durante todo o mês de maio, o Governo Federal vai promover ações pelo Brasil para conscientizar condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre o respeito à legislação de trânsito.
Com informações Agência Brasil 61
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramTrês pessoas são presas após perseguição e apreensão de drogas na BR-365, em Patrocínio
Homem é preso com R$ 700 mil em drogas e munições em ônibus na BR-146
CAP confirma presença no conselho técnico da FMF e avança na organização para o Módulo II de 2026
Interrupção de energia causa falta d’água e água turva em Patrocínio, afirma biólogo do Daepa
Caminhão desgovernado provoca grave acidente na BR-365; motorista é preso por embriaguez