Começa vazio sanitário do algodão e do feijão em Minas Gerais

Começa vazio sanitário do algodão e do feijão em Minas Gerais

Com objetivo de reduzir incidência de pragas nas lavouras, IMA estima fiscalização presencial em 124 propriedades no estado

Texto:

Postado em: 22/09/2021

Teve início na última segunda-feira (20/9) o vazio sanitário do algodão e do feijão nas lavouras de Minas. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), é o responsável pela fiscalização do manejo no estado com o objetivo de reduzir a incidência do bicudo do algodoeiro, mosaico dourado e mosca branca nas plantações. Essas pragas causam prejuízos econômicos aos produtores.

Durante o vazio sanitário, os produtores não podem cultivar ou manter plantas vivas e remanescentes de safras anteriores.

Segundo o fiscal assistente agropecuário do IMA, Geraldo Borges, disse que o feijão não é cultivado na região de Patrocínio, tendo lavouras na região Noroeste do estado. Já para o algodão o vazio sanitário vai até o dia 20 de novembro. “De acordo com a portaria do IMA 1884 de 23 de novembro de 2018, a autarquia poderá autorizar o plantio de algodão em apenas duas situações, para plantio destinado a pesquisa cientifica e em área destinada a produção de sementes genética. Somente nestes dois casos que o IMA autoriza o plantio durante esta época de vazio” disse Geraldo.

Ainda de acordo com o fiscal, as infrações vêm diminuindo com o passar dos anos, indicando que os produtores estão mais conscientes e preocupados com a proteção de suas lavouras. Geraldo lembra também que o IMA já retornou com as fiscalizações presenciais, e o produtor que não cumprir com o vazio sanitário estará sujeito a infrações.

A lavratura de auto de infração ocorre somente se, após o prazo concedido, o produtor não tiver feito a erradicação das plantas voluntárias de algodão e de feijão. “Ou seja, aquelas que nascem espontaneamente nas áreas produtivas e que devem ser eliminadas para não servirem de hospedeiras para as pragas”, explicou Borges.

 

 

 

Tony Galvão / Rafael Pires – Módulo FM

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram