CNC e Emater-MG realizam webinar sobre colheita e Funcafé

CNC e Emater-MG realizam webinar sobre colheita e Funcafé
Texto:

Postado em: 08/07/2020

Nesta quinta-feira, 9 de julho, o Conselho Nacional do Café (CNC) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG) realizam o webinar "Funcafé e Colheita 2020", ação que integra as atividades do Termo de Cooperação Técnica firmado entre as entidades em maio deste ano.

O evento contará com a participação do vice-governador de Minas, Paulo Brant, do presidente da estatal, Gustavo Laterza, que apresentará uma avaliação institucional da colheita no Estado, e do presidente executivo do CNC, Silas Brasileiro, que abordará a importância do Funcafé para o setor.

Com o objetivo de contribuir com extensionistas, pesquisadores, entidades e produtores para o desenvolvimento e o fortalecimento da produção sustentável na cafeicultura mineira e nacional, o webinar também trará a visão das cooperativas associadas ao CNC sobre temas relevantes para o atual momento da safra 2020.

O diretor Superintendente da Expocaccer, Simão Pedro de Lima, falará sobre "Qualidade e produtividade da colheita no Cerrado Mineiro"; "Produtividade e comercialização da safra" será o conteúdo abordado por Saulo Faleiros, diretor Secretário da Cocapec; e o presidente da Cocatrel e da Central Coccamig, Marco Brito, se posicionará a respeito dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODSs”.

Já Carlos Augusto de Melo, presidente da Cooxupé, explanará a respeito da "Comercialização da safra atual: preços e comportamento da demanda doméstica e internacional", e José Marcos Magalhães, presidente da Minasul, encerrará as apresentações com o tema "Tecnologia para redução de custos e aprimoramento da comercialização".

“O webinário é a segunda atividade do termo de cooperação técnica que o CNC e a Emater-MG firmaram e vem ao encontro de nossos objetivos de desenvolver ações que promovam a responsabilidade social e a eficiência econômica com ênfase na preservação dos recursos naturais nas áreas cafeeiras, haja vista os temas que apresentaremos ao público, em especial aos pequenos produtores, que respondem por 78% da cafeicultura nacional”, comenta Silas Brasileiro.

A primeira atividade dessa parceria foi o lançamento da cartilha “Orientações sobre prevenção ao coronavírus durante a colheita do café”, em maio. O material traz recomendações aos profissionais do setor para se prevenirem e evitarem a propagação da Covid-19, como forma de permitir o desenvolvimento dos trabalhos de cata sem impactar a saúde dos envolvidos.

 

Fonte: CNC

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo