Conselho diz que interesse em divulgar safra superior à realidade é do mercado
Postado em: 12/04/2023
O Conselho Nacional do Café divulgou nota em tom de crítica sobre comentários contraditórios que confundem o mercado relativos aos números da safra de café 2023/2024. As notícias e boatos tomaram conta de informativos sobre o volume a ser colhido.
Algumas dessas informações afirmam que os dados publicados foram levantados junto a cooperativas, produtores e supostos “traders”. O CNC considera que “as cooperativas e os produtores são simplesmente usados nesses casos”.
O conselho diz que o interesse em divulgar uma safra muito superior à realidade é do mercado, deixando de lado, propositadamente, levantamentos técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A nota, assinada pelo presidente Silas Brasileiro lembra aos produtores que o setor passou por longo período de seca, geada, chuva de granizo e o abortamento da florada de agosto de 2022. Detalha ainda que cada um deve avaliar os negócios de sua conveniência, visto que o CNC não trabalha com mercado e, sim, com a produção de café brasileira de suas cooperativas.
Daniel Henrique-Módulo FM/CNC
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramIPVA de 2024 em Minas Gerais voltará a ter vencimento das parcelas em janeiro, fevereiro e março
Vazante e Araguari fazem hoje a partida de volta da grande final da Copa Inconfidentes de Futsal.
Residência é arrombada e quase R$1.300,00 são levados em furto no bairro Serra Negra
Tratores furtados em fazenda de Patrocínio são interceptados na BR-354; dois homens foram presos
Aprovados no Vestibular do Unicerp têm até esta sexta-feira (08) para garantir desconto especial