Postado em: 19/06/2020
Varias pessoas de Patrocínio foram afetadas por um novo tipo de golpe virtual: a clonagem de números de WhatsApp. De acordo com investigação que está sendo realizada, os números copiados são usados para que assaltantes se passem por conhecidos dos usuários e peçam dinheiro.
Com o advento de tecnologias, o aparelho de telefone celular passou a ser utilizado para várias finalidades além de realizar e receber ligações. Destaca-se entre essas finalidades a troca de informações utilizando o aplicativo whatsapp, o que o torna atrativo para pessoas de má índole, que já o conseguem clonar.
Com o whatsapp clonado, o infrator envia mensagens aos contatos da vítima se passando por ela e relata que precisa fazer um depósito, mas que o aplicativo do banco em seu celular não está funcionando, solicitando assim que a pessoa contatada efetue um depósito em uma conta informada pelo infrator, alegando que posteriormente a ressarcirá.
A vítima, pensando se tratar de um amigo, acaba fazendo o depósito e só depois percebe que caiu em um estelionato.
O que algumas vítimas da clonagem têm relatado é que assim que o Whatsapp é clonado elas não mais conseguem acesso no aplicativo.
Com essa ação, o infrator vitima a pessoa que tem o aplicativo clonado e a pessoa que de boa fé faz o depósito.
Caso recebam mensagens desta natureza, certifiquem-se que realmente se trata da pessoa que você conhece ligando para ela e não clique em nenhum link desconhecido que por acaso vierem a receber.
A clonagem de whatsapp demonstra que realmente o crime é dinâmico, motivo pelo qual as medidas protetivas do cidadão de bem também devem ser dinâmicas.
Por Juliano Resende - Jornalista - MTB: 0020718/MG
Envie sugestões, imagens e informações para o nosso WhatsApp. Clique aqui para acessar o WhatsApp
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramSuposto roubo de veículo termina em denúncias de abuso sexual e agressões em Patrocínio
MÓDULO FM lança enquete para saber opinião do torcedor quanto ao futuro do CAP
PM prende homem acusado de agredir companheira com socos, chutes e tapas no bairro Serra Negra
Nota de Falecimento: Ismael Mazola Serafini Júnior (Mazola), aos 49 anos