Classificados do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais são divulgados

Classificados do Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais são divulgados

Novas amostras devem ser entregues até 5/11 nos escritórios regionais

Texto:

Postado em: 30/10/2021

Já está disponível no site da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) a lista com os classificados para a segunda etapa do 18º Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. As novas amostras de café devem ser entregues até 5 de novembro, nos escritórios da Emater-MG. Confira aqui a lista dos classificados.

O Concurso Estadual de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais recebeu a inscrição de 1.557 amostras. Dentre os classificados há quatro produtores patrocinenses, sendo Márcia Maria Costa Bonfim, Osmar Pereira Nunes Júnior e Paulo Antônio Motta na Categoria Natural e Augusto de Oliveira Faria na Categoria Cereja Descascado/ Despolpado.

Os produtores selecionados para a próxima etapa do concurso devem entregar lotes com sacas de 60,5 quilos, café tipo 2, peneira 16 com vazamento máximo de 5%, e umidade de 10 a 12%. A coleta das amostras deve, obrigatoriamente, ser acompanhada por um extensionista da Emater-MG. 

Os cafés serão avaliados por uma comissão julgadora, formada por especialistas em cafés especiais. A produção dos cafés participantes também passará por uma avaliação socioambiental. As amostras serão submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). Serão observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global.

A solenidade de encerramento da premiação será em dezembro. Nela, serão conhecidos os três primeiros colocados de cada região produtora em cada categoria e o grande campeão estadual (a maior nota do concurso). Também será destacada a cafeicultora que obtiver a melhor pontuação entre os finalistas. Em 2020, os cafés vencedores do concurso foram adquiridos por uma rede de supermercados de Belo Horizonte por valores bem acima da média de mercado.

 

Agência Minas

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram