A etapa de XCM foi realizada na cidade de Campo do Brito, em Sergipe
Postado em: 07/05/2024
O ciclista de Patrocínio, Nicolas Machado, Ben 10, atleta da equipe Sense Factory Racing, conquistou, no último domingo, dia 5 de maio, o bicampeonato brasileiro de Mountain Bike Marathon (XCM). A etapa única que definiu os campeões e campeãs nacionais de XCM foi realizada na cidade de Campo do Brito, em Sergipe. Ben 10, que também foi o campeão em 2023, completou o percurso de 80 km com 1.930 metros de altimetria acumulada em 3 horas, 31 minutos e 11 segundos. O segundo colocado da prova foi Carlos Alberto Fernandes Olímpio da Colli Cells Team, com o tempo de 3 horas, 33 minutos e 57 segundos. Flávio de Jesus Lobo Neto completou o pódio na terceira colocação, com o tempo de 3 horas, 34 minutos e 05 segundos.
“Este título nacional é de extrema importância. Como alguém que lutou muito para conquistá-lo na primeira vez, ser bicampeão brasileiro é uma realização que me deixa incrivelmente feliz e evidencia minha consistência e versatilidade. Competir em longas provas de resistência como a de hoje e também em provas curtas de XCC, que têm duração de 20 minutos, é gratificante”, ressaltou Nicolas Machado.
Além da dureza do trajeto, os competidores tiveram que superar outras adversidades. Durante a última semana, as chuvas na região tornaram o desafio ainda mais difícil e, mesmo com o tempo firme do domingo, a lama e o terreno escorregadio ainda estavam bem presentes no percurso, assim como o calor e a umidade; por conta disso, a prova teve muitos pneus furados, tombos, bikes quebradas e atletas com cãibras.
“A prova foi muito desafiadora. Defender o título é sempre muito difícil, já que todo mundo almeja ser um campeão brasileiro e vestir essa camisa. As maiores dificuldades foram nas trilhas da região, que eram bastante cascalhadas, e o clima extremamente quente. Foi uma maratona técnica e extremamente difícil, que valeu o título brasileiro”, completou Ben 10.
As categorias Elite (masculino e feminino), Masters Sub 30/A1/A2/B1 e B2 masculino percorreram o trajeto maior de 80 km de extensão e 1.930 metros de ascensão total. As categorias Masters feminino, Master C1, C2, D1 e D2 masculino correram em um circuito reduzido com cerca de 62 km e 1.480m de altimetria acumulada.
Na elite feminina, a vitória foi de Ana Laura Oliveira de Moraes (Houston Bike Team), que concluiu a prova em 4 horas, 22 minutos e 03 segundos. A segunda colocação ficou com sua companheira de equipe, Luiza Cocuzzi, que concluiu a prova em 4 horas, 33 minutos e 52 segundos. Isabela Lacera da equipe Scott completou o pódio na terceira colocação, com o tempo de 4 horas, 36 minutos e 42 segundos.
A prova foi organizada pela Federação Sergipana de Ciclismo, Confederação Brasileira de Ciclismo em parceria com o Brito Bike Clube, Prefeitura Municipal de Campo do Brito e o Governo do Estado de Sergipe, por intermédio da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer.
Anderson Rocha/Jânio Luiz/Bike Magazine
Foto: Instagram @NicolasrMachado
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramGrave acidente deixa uma pessoa morta e outra ferida na BR-365 em Patrocínio
Atleta de Patrocínio pode fazer história na Liga Nacional de Futsal neste domingo
Ex-companheiro ataca mulher com pedras e agressões físicas após não aceitar o fim do relacionamento
Nota de falecimento: Cézar Pereira de Souza (DJ Pinta), aos 52 anos