Chuvas em Minas deixam 131 cidades em estado de emergência e 20 mortos

Chuvas em Minas deixam 131 cidades em estado de emergência e 20 mortos

Situação do Rio Paranaíba em Patos é preocupante

Texto:

Postado em: 10/01/2023

A campanha SOS Chuvas 2023 já chegou a 126 municípios mineiros. O objetivo da iniciativa, que é uma parceria entre a filial mineira da Cruz Vermelha e o Serviço Social Autônomo (Servas), é auxiliar a população mais vulnerável em cidades que tiveram ocorrências provocadas pelas chuvas.

Para ajudar com qualquer valor, basta fazer um Pix para a chave pix@cvbmg.org.br. No aplicativo do banco, aparecerá o nome da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais. O dinheiro é transferido direto para a conta da SOS Chuvas.

A quantia vai abastecer os cartões humanitários que serão distribuídos nas cidades atingidas pelas chuvas. Eles têm duas modalidades de crédito: o cartão alimentação, para a compra de alimentos, materiais de limpeza e higiene, e o cartão construção, para adquirir telhas e outros materiais para reparo ou reconstrução de imóveis danificados.

De acordo com a entidade, o cartão dá autonomia para a família decidir o que precisa comprar, movimenta o comércio local - já impactado pela perda de poder aquisitivo dos clientes. Além disso, o custo do envio dos cartões é menor, por não exigir uma logística complexa, e a entrega é mais rápida.

Na edição anterior, foi possível distribuir 5.044 cartões que impactaram e deram autonomia a aproximadamente 25 mil pessoas.

Segundo os últimos dados do Servas, de 06 de janeiro, também já foram entregues 2.342 cestas básicas, 1.270 kits de higiene, 859 colchões, 777 kits dormitório, 556 kits de limpeza, além de 670 telhas e 25 lonas.

A campanha SOS Chuvas 2023 tem apoio do Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).


Período chuvoso

De acordo com o último boletim da Defesa Civil de Minas Gerais, desta terça-feira (10/1), já são 131 municípios em situação de emergência após situações de anormalidade relacionadas às chuvas. De setembro até agora, 10.816 pessoas ficaram desalojadas, 1.974 desabrigadas, e 20 pessoas morreram.

Em nossa região devido ao longo período de chuvas o nível dos rios está muito acima do normal. Em Patos de Minas por exemplo, o Rio Paranaíba está nesta terça-feira (10/01) com 9,33 metros acima do seu nível normal. Com a cheia, o Rio Paranaíba faz represar o Córrego do Monjolo e provoca inundações de casas nos bairros Vila Rosa e Jardim Paulistano. Algumas famílias já foram retiradas e encaminhadas para casas de parentes. A orientação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil é para que as pessoas que moram em áreas de risco de alagamento façam monitoramento constante da situação.

Outro rio que corta a nossa região é o Rio Dourados em Abadia dos Dourados, nesta terça-feira (10), o rio apresenta um grande volume de águas, estando com aproximadamente 4 metros acima de seu nível normal.

E a previsão para os próximos 15 dias no Alto Paranaíba, é de chuva. 

Anderson Rocha/ Agência Minas
Foto: Agência Minas/Pedro Gontijo

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram