.
Postado em: 23/11/2022
A CerVivo desenvolveu no mês de outubro o projeto de Educação Ambiental Passeio no Parque que levou mais de 600 estudantes de quinze escolas municipais e duas escolas estaduais para conhecerem o Parque da Matinha.
Fora do contexto da sala de aula tradicional, com quadro e giz, o Passeio no Parque recebeu turmas escolares em visitas guiadas e exposições que levaram os alunos a desenvolver outras habilidades para a aprendizagem. É assim desde 2018, quando a CerVivo criou os Guardiões das Águas do Cerrado, seu projeto de Educação Ambiental nas escolas. As atividades externas proporcionam imersão em ambientes naturais para aliar educação ambiental, desenvolvimento sustentável e aprendizagem através da vivência.
O projeto objetiva sensibilizar as crianças sobre a importância dos ambientes naturais e o desenvolvimento sustentável, a fim de estimular reflexões críticas sobre o uso de recursos naturais e a dependência do ser humano pelo ambiente equilibrado. O contato com a natureza estimula um olhar diferente para o ambiente, tornando perceptível a estreita relação que possuímos com o ambiente natural e contribui para a formação da criança como um todo.
Inspirados pela iniciativa do @molequemateiro que possui muita prática com a educação ambiental infantil, a CerVivo utilizou da metodologia do tripé da educação ambiental mateira para formular suas atividades: “1. Estar em contato com a natureza; 2. Estimular o pensamento crítico da nossa relação com a natureza; 3. Gerar práticas que causem diversão e encantamento. Estar na natureza não só para entender seu funcionamento, mas também se encantar com ela e se divertir.” E ainda, para estender a experiência dos visitantes, a CerVivo ainda deu um jogo interativo para cada aluno continuar se divertindo de casa e disseminando os conhecimentos aprendidos com os amigos.
Durante as visitas, a CerVivo encerrou as atividades premiando os vencedores dos concursos realizados com as escolas participantes do projeto de Educação Ambiental. Em ambos concursos o tema foi o Pato-mergulhão, a água e o ser humano, inserindo a nossa responsabilidade na preservação da biodiversidade e dos recursos naturais.
Os vencedores do Concurso de Desenhos 2022 (escolas municipais) foram: 1º Lauany Silva (E. M. João Beraldo), 2º Vitória Gabrielly Silveira (E. M. Maria Isabel Queiroz - CAIC) e 3º Gabriela Oliveira (E. M. Dona Mulata); e do Concurso de Redação 2022 (escolas estaduais), foram: 1º Rayssa Maria Figueiredo (E. E. Cel. Elmiro Alves) e 2º Joyce Gabrielly Ferreira (E. E. Dona Cotinha).
Comunicação CerVivo
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo Telegram