.
Postado em: 28/12/2022
Balanço divulgado nessa terça-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que mais de 178 milhões de pessoas, o correspondente a 83% da população brasileira, já responderam ao Censo Demográfico 2022. A previsão é que a coleta dos dados termine em janeiro do ano que vem.
Segundo o IBGE, em 4.163 dos 5.570 municípios brasileiros, mais de 99% das pessoas já responderam à pesquisa. Em 1.072 cidades, entre 90 e 98% dos habitantes participaram da coleta de dados. Em 226 municípios, entre 80 e 89% das pessoas responderam ao Censo 2022. Em 101 cidades, o percentual de respostas é de 50 a 79% da população e, em nove municípios, o percentual foi até 49% dos moradores.
Em Patrocínio, o Governo Municipal entrou em parceria com o IBGE para que possa haver maior adesão da população. Atualmente, foram coletados os dados de cerca de 75 mil pessoas, a unidade do IBGE de Patrocínio espera coletar informações de mais 25 mil habitantes, tanto da área rural quanto urbana da cidade.
Segundo o chefe do IBGE em Patrocínio, Edmilson Laurentino, muitos recenseadores estão trabalhando em horários alternativos para encontrar as famílias nos domicílios e assim realizar o censo. Além disso, foi informado que a população também pode entrar em contato através do telefone da agência (34) 3831-2257 ou pelos WhatsApps do Posto de Coleta (34) 99256-0118 ou (34) 999314-0113, para agendar uma visita ou tirar as suas dúvidas.
“O questionário é muito simples, o básico ele não leva mais do que dois ou três minutos, é rápido. Em algumas casas cai o questionário de amostra, é o aparelho que aleatoriamente escolhe, mas ainda sim é um questionário rápido, e acho que dedicar 10 ou 15 minutos para uma pesquisa tão importante a cada dez anos não é tanto tempo assim”, disse.
Conforme o Secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Danilo Pereira, a ferramenta é indispensável para o levantamento de dados socioeconômicos, o que auxilia no planejamento das políticas públicas.
“Todos nós sabemos que os repasses de verbas, tanto do estado, quanto do Governo Federal, são feitos com base no volume populacional de cada município. Em Patrocínio o último Censo foi registrado uma população inferior a 90 mil habitantes, de modo que desde então, Patrocínio tem recebido dos governos federal e estadual recursos com base nessa população, mas nós podemos observar no nosso dia a dia, analisando a demanda que temos na educação, na saúde e no trânsito, que a população de Patrocínio é bem maior do que registrado”, afirmou.
É importante ressaltar que os recenseadores trabalham uniformizados e podem ter a identidade confirmada no site respondendo.ibge.gov.br ou pelo 0800 721 81 81, telefone de atendimento gratuito do IBGE.
Stéfany Dias/Jânio Luiz – Módulo FM com informações Agência Brasil
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramCorreios abrem inscrições para concurso com mais de 3 mil vagas a partir desta quinta-feira
Balila diz que pode votar projetos de Gustavo: 'palavra oposição não existe no meu vocabulário'
Mudança no Seaspa: Fábio Ferreira é exonerado e Diefferson Santos, o Pezão, assume o cargo
Nota de Falecimento: Maria dos Reis Luiz (Maria do Gerson), aos 86 anos