Campanhas contra Poliomielite e de Multivacinação termina nesta sexta (30) e Patrocínio ainda não bateu meta de imunização

Campanhas contra Poliomielite e de Multivacinação termina nesta sexta (30) e Patrocínio ainda não bateu meta de imunização

.

Texto:

Postado em: 26/09/2022

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina na próxima sexta-feira (30) e a proposta é reforçar as coberturas vacinais contra a pólio e outras doenças que podem ser prevenidas, além de evitar a reintrodução de vírus que já foram eliminados do país.

Inicialmente programada para ser finalizada em agosto, a campanha foi prorrogada até dia 30 de setembro pelo Ministério da Saúde por conta da baixa adesão. As doses estão disponíveis em mais de 40 mil pontos de vacinação. A meta da pasta é imunizar contra a pólio 95% do público-alvo, formado por 14,3 milhões de crianças menores de 5 anos. Até o último sábado (24), 6 milhões de doses contra a pólio haviam sido aplicadas durante a campanha.

Em Patrocínio o cenário é positivo, apesar de ainda não bater a meta, com 89,7% das crianças vacinada contra poliomielite. Segundo a enfermeira referência técnica em imunização, Madeleine Guimarães, faltam ainda cerca de 490 crianças a serem imunizadas.

“Então a gente solicita aos pais, venham proteger suas crianças, tragam para a vacinação da gotinha que protege contra a pólio até sexta-feira. [...] A gente já vem enfrentando esse problema desde 1995, os indicadores vêm caindo, com a pandemia essa situação ficou mais difícil, parece que as pessoas estão desacreditadas da vacina, mas a gente vê uma prova de que as vacinas são eficazes é com a vacinação da Covid, o tanto de redução de mortes e de sequelas após a vacina”, afirmou.

O público alvo da campanha de Multivacinação são crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) e da vacinação contra a Poliomielite, crianças de 1 a menores de 5 anos. Se você faz parte do grupo prioritário da campanha e ainda não foi imunizado, dirija-se até a Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência do seu Bairro para a vacinação, portando o Cartão de Vacinação, CPF e RG de 8h às 11h e de 13h às 16h30.

 

Stéfany Dias/Jânio Luiz – Módulo FM com informações Agência Brasil e ASCOM PMP

 

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram