Campanha Dezembro Vermelho chama atenção para a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV

Campanha Dezembro Vermelho chama atenção para a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV

.

Texto:

Postado em: 06/12/2021

Teve início no dia 1º de dezembro a Campanha Dezembro Vermelho cujo objetivo é chamar atenção da população brasileira para a prevenção, assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV.

A campanha instituída pela Lei n.º 13.504/2017, faz mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). Para isso, são realizadas diversas atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento dessas infecções com entidades da sociedade civil, administração pública e órgãos internacionais.

Segundo o médico infectologista, Dr. Leandro César da Silva, o vírus HIV é responsável pela infecção de aproximadamente 500 mil brasileiros, e para cada pessoa que tem o diagnóstico de HIV existem uma ou duas pessoas que não sabem que possuem a doença.

“Por isso, é muito importante ou utilização do preservativo para prevenir a infecção sexualmente transmissível e a testagem. Portanto, se você tem relações sexuais sem preservativo ou nunca fez o teste de HIV, faça o teste, pois é uma doença com tratamento e é possível viver com HIV. É importante relembrar também a questão do preconceito, sabemos que muitas pessoas que vivem com HIV são vítimas de preconceito diariamente. Viver com HIV é possível, com preconceito não”, afirmou.

A Aids é uma infecção causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, em inglês), onde ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. O retrovírus atinge principalmente os linfócitos T CD4+ e consegue alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si.

Esta infecção é transmitida, principalmente, através de relações sexuais sem proteção, o compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e amamentação. No entanto, existe tratamento eficaz com medicamentos antirretrovirais que impedem a replicação do vírus e evitam, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça.

 

Stéfany Dias/Rafael Pires – Módulo FM com informações Ministério da Saúde

Grupo Módulo Notícias no WhatsApp / Telegram

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo WhatsApp   Entrar no grupo Telegram