 
						
						Da Redação da Módulo FM
Postado em: 04/06/2025
A 16ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio foi realizada nesta terça-feira (3). Foram aprovadas a adesão de Patrocínio ao Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Parnaíba (Cispar) (cuja votação aconteceu em regime de urgência) e a mudança no estatuto dos agentes de endemias.
O presidente da Câmara, vereador Níkolas Elias, ressaltou a aprovação da inclusão de Patrocínio no Cispar, um consórcio intermunicipal formado por outras 18 cidades da região para a gestão de resíduos sólidos. Segundo ele, a medida permitirá uma solução mais econômica e inteligente para o lixo. O Cispar terá autonomia para gerar receita, transformando chorume em adubo orgânico e gás em energia elétrica.
Apesar da aprovação, o vereador Paulinho Peúca se posicionou contra o projeto do Cispar, defendendo a necessidade de uma audiência pública para debater o tema com a população. Peúca expressou preocupação com o regime de urgência da votação e a possibilidade de terceirização, salientando a importância de ouvir a comunidade.
O líder de governo, vereador Humberto Donizete (Bebé), celebrou a aprovação dos projetos do Executivo. Em relação ao consórcio do aterro sanitário, Bebé enfatizou a urgência da questão, destacando que Patrocínio, assim como outros municípios, precisa resolver a situação dos lixões. Ele reforçou que o consórcio é a melhor forma de minimizar os custos e os impactos ambientais e de saúde causados pelos lixões.
Sobre a mudança do estatuto dos agentes de endemias, Bebé salientou a importância de retirar os servidores do regime celetista e passá-los para o estatutário, o que trará mais segurança e fortalecerá o IPSEM.
Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.
Entrar no grupo WhatsApp Entrar no grupo TelegramPatrocínio registra saída de 53 famílias do Bolsa Família após melhora de renda
Diocese de Patos de Minas celebra 70 anos com programação especial neste sábado (1º)
INSS já devolveu mais de R$ 2,3 bilhões a aposentados que sofreram descontos indevidos
Quatro atletas são suspensos por um ano após expulsões no Campeonato de Integração Rural
Polícia Civil prende dois responsáveis por plantação de maconha entre Patrocínio e Coromandel